segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Jesus também previu
que o Anticristo usurparia o trono de Roma

Jesus prega aos Apóstolos (Carl Heinrich Bloch 1834 – 1890), Museu Frederiksborg Hillerod, Dinamarca
Jesus prega aos Apóstolos (Carl Heinrich Bloch 1834 – 1890),
Museu Frederiksborg Hillerod, Dinamarca
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




A respeito da mesma temática veja post anterior: Sobre o Anticristo e a frase de Nossa Senhora em La Salette: "Roma perderá a fé"



Recebemos um comentário anônimo ao qual desejamos – como a todos, aliás – responder do modo mais satisfatório que nos seja possível.

A razão do privilégio é que a comentarista apresenta um questão que interessa a fundo a inúmeros leitores.

Apresentamos já a resposta a esta pergunta ao pé do próprio comentário na página do SEGREDO COMPLETO DE LA SALETTE.

Mas o fizemos de modo resumido porque os automatismos virtuais restringem os comentários a um número limitado de caracteres (4.096). Aqui apresentamos nossa resposta completa.



Eis o comentário-pergunta do amigo anônimo:

O que o senhor dono desse site pode dizer sobre as pessoas que questionam a parte do segredo que se diz que "Roma perderá a fé"?

Como está escrito nesse outro blog?

Obrigada desde já

Prezada Sra.

Compreendemos a tribulação do site que nos envia.

A frase “Roma perderá a fé e se tornará sede do Anticristo” está no centro das atenções de muitos católicos preocupados com a crise em que a Igreja parece afundar.

Porém, olhando de frente a fonte de problema fica fácil afastar os fatores perturbadores, e ao mesmo tempo reforçar a fé.

1) “Roma” pode se referir a duas realidades.

Primeira, à cidade com sua população. A realidade material.

Nesse caso, não é impossível que esse conjunto geográfico, político ou sociológico perca a fé e até seja sede do Anticristo como qualquer outra cidade pode sê-lo.

Em todo caso, será um episódio transitório em que no fim o mal será derrotado. Parece se referir a essa derrota a frase na conclusão do Segredo: “Roma pagã desaparecerá”.

Soldados pontifícios formam para receber a última bênção do Papa Pio IX.
De ali há pouco muitos morreriam e Roma seria invadida pelas tropas anticristãs.
Roma hoje é a capital da Itália, pais que não professa fé alguma. Durante pelo menos 16-17 séculos a Itália foi oficialmente católica e foi sede do Papado, mas hoje não o é mais.

É laica, o Estado italiano perdeu a fé, obviamente Roma que é a capital também renunciou à fé enquanto parte principal de um país que não professa fé alguma.

Essa renúncia ficou oficializada com a reforma de 1978 do Tratado de Latrão de 1929.

Em 1978, os termos desse acordo concordatário foram reformulados e o catolicismo deixou de ser a religião oficial da Itália, tornando-se um Estado laico.

“Nesse mesmo ano, as relações do Vaticano com a Itália deterioram-se com a aprovação do divórcio naquele país.

“Em fevereiro de 1984, uma concordata firmada entre a Santa Sé e o governo italiano (...) aboliu a obrigatoriedade do ensino religioso, (...) Roma perdeu o título de "cidade sagrada".” Cfr. verbete “Tratado de Latrão” na Wikipedia.

Tudo isso tem todas as consequências legais, malgrado imenso número de romanos e italianos (80-90%) se declaram católicos e praticam os preceitos da fé individualmente falando.

O Cidade do Vaticano é um outro país, obviamente unido à Igreja.

2) Segunda possibilidade: “Roma” pode se referir à Igreja Católica, especialmente ao Papa e a seus auxiliares mais hierarquizados que o rodeiam e assistem.

A esse respeito há vários pontos nos is a pôr:

a. A Igreja nunca perderá a Fé, em virtude da promessa de Nosso Senhor Jesus Cristo a Pedro:

“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (São Mateus, 16, 18)

O Anticristo, igreja d Santa Maria, Frankfurt, Alemanha
O Anticristo, igreja d Santa Maria, Frankfurt, Alemanha
b. Entretanto, poderão acontecer momentos humanos terríveis em que as aparências poderão falar o contrário.

Mas serão só aparências ou momentos transitórios, como no Cisma de Ocidente. Especialmente no Fim do Mundo, período em que se encaixa a frase do Segredo que analisamos.

c. Também Nosso Senhor Jesus Cristo anunciou que aconteceria uma futura provação suprema para a Igreja. Saindo do Templo, anunciou que a cabeça única da religião antiga seria destruída.

Então os Apóstolos lhe perguntaram “quando hão de suceder essas coisas? E por que sinal se saberá que tudo isso se vai realizar?”.

E Ele respondeu: “14. Quando virdes a abominação da desolação no lugar onde não deve estar” (São Marcos, 13,14).

Com quase as mesmas palavras, São Mateus nos transmite a mesma resposta divina:

“15. Quando virdes estabelecida no lugar santo a abominação da desolação que foi predita pelo profeta Daniel (9,27)” (São Mateus, 24, 15) 

A profecia de Daniel (9, 26-27) usada por Nosso Senhor como explicação da “abominação da desolação”, diz:

“A cidade e o santuário serão destruídos pelo povo de um chefe que virá. (...) fará cessar o sacrifício e a oblação” Daniel (9, 26-27).

O profeta falava de Jerusalém, seu Templo e seu sacrifício, prefiguras de Roma, da Igreja e da Missa, segundo os melhores exegetas que o comentaram durante séculos. E a profecia deve se materializar por obra do Anticristo.

3) É a essa imensa prevaricação que parece se referir o Apocalipse com sua linguagem altamente figurativa:

“1. Veio, então, um dos sete Anjos que tinham as sete taças e falou comigo: “Vem, e eu te mostrarei a condenação da grande meretriz, que se assenta à beira das muitas águas,

“2. com a qual se contaminaram os reis da terra. Ela inebriou os habitantes da terra com o vinho da sua luxúria”.

“O anjo me disse: “As águas que viste, à beira das quais a Prostituta se assenta, são povos e multidões, nações e línguas.

A mulher que leva o vaso com todas as prevaricações,
símbolo de Roma, a cidade que corrompeu todos os povos e nações.
Ottheinrich-Bibel, Bayerische Staatsbibliothek, Cgm 8010 Folio300r
“A mulher que viste é a grande cidade, aquela que reina sobre os reis da terra.” (Apocalipse, 17, ss) 

Essa prevaricação será cortada pela segunda vinda de Cristo, triunfal e definitiva.

4) É altamente tranquilizador saber que essa circunstância tremenda está prevista por Jesus, porque mostra que Ele tem tudo sob seu controle.

Aliás, nos trechos imediatamente seguintes dos Evangelhos Ele nos conforta com o anúncio de sua vinda em pompa e majestade para estabelecer sua vitória definitiva pelos séculos dos séculos.

5) O Catecismo da Igreja Católica, texto oficial aprovado pela Santa Sé, adverte a todos os fiéis da futura ocorrência dessa provação final.

Ele dispensa comentários. Citamos a versão oficial do site do Vaticano em português:

Ensina sob o subtítulo “A ÚLTIMA PROVA DA IGREJA”

”675. Antes da vinda de Cristo, a Igreja deverá passar por uma prova final, que abalará a fé de numerosos crentes.

A perseguição, que acompanha a sua peregrinação na Terra, porá a descoberto o «mistério da iniquidade», sob a forma duma impostura religiosa, que trará aos homens uma solução aparente para os seus problemas, à custa da apostasia da verdade.

A suprema impostura religiosa é a do Anticristo, isto é, dum pseudo-messianismo em que o homem se glorifica a si mesmo, substituindo-se a Deus e ao Messias Encarnado.”.

Para mais esclarecimentos sobre o «mistério da iniquidade», sob a forma duma impostura religiosaver o que diz o Beato Palau: Como a Revolução satânica se infiltrou na Igreja e Misteriosa estirpe espiritual de Judas agindo na Igreja.

6) Não é necessário pois fechar os olhos para essa suprema impostura profetizada do Anticristo entronizado na testa do cristianismo: está prevista no Evangelho, acontecerá e redundará em maior glória para Cristo e sua Igreja.

A Fé e o Papado (“Roma” nesta acepção) vencerão. O Anticristo será banido e precipitado no inferno.

A Virgem do Apocalipse. Miguel Cabrera, (1695 – 1768), Museo Nacional de Arte, Ciudad de México.
A Virgem do Apocalipse. Miguel Cabrera, (1695 – 1768),
Museo Nacional de Arte, Ciudad de México.
7) Muitos santos tiveram visões particulares aprovadas pela Igreja que aludem à análoga circunstância.

No post: “Sobre o Anticristo e a frase de Nossa Senhora em La Salette: "Roma perderá a fé"”  que republicamos no dia 21 incluímos abundante material a respeito, sobre tudo sonhos de São João Bosco.

8) Quanto aos documentos de La Salette houve muita polêmica, incluída a desaparição dos originais no Vaticano e posterior recuperação. Já não há mais discussão e a frase de que falamos está bem no Segredo.

9) Não é obrigatório aderir a visões ou revelações particulares.

Mas sim é obrigatório dar adesão interior de Fé às Sagradas Escrituras. 

Se alguém prefere não ouvir La Salette não se angustie nem procure fugas para não pensar.

Nós todos temos o ensinamento de infalível do Espírito Santo nas Sagradas Escrituras que apontam o mesmo horizonte vindouro contido na expressão: “Roma perderá a fé e se tornará sede do Anticristo”.

E fiquemos em paz. Deus e Nossa Senhora estarão presentes nesse momento para vir no nosso auxílio e proteção e conceder a vitória suprema à fé e à Igreja.


Sobre a “abominação nos lugares santos” veja também:


continua no próximo post:


Um comentário:

  1. Caro senhor Luis Dufaur,

    parece-me que vivemos estes tempos de impostura religiosa, da cessação do sacrifício e da oblação.

    Com a abertura ao mundo realizada na Igreja a partir do Concílio Vaticano II, com a protestantização da Santa Missa, o que vemos dificilmente pode ser chamado de sacrifício, o sacrifício propiciatório que renovava o sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo no calvário, que aplacava a ira de Deus. O que temos hoje na Igreja pós-conciliar é análogo, senão idêntico, à ceia protestante: uma simples refeição, uma reunião do "povo de Deus", onde raríssimos sacerdotes crêem estar realizando a transubstanciação do pão e do vinho nos preciosíssimos corpo, sangue, alma e divindade de Nosso Senhor.

    Além disso, e como se isso não bastasse, eis que o homem se coloca no lugar de Deus. Foi retirado da Santa Missa praticamente tudo o que denotava reverência e adoração a Deus. Muitas orações e genuflexões abolidas. Uma mesa de refeição no lugar do altar, o sacerdote de frente para o povo e de costas para o sacrário, as comunhões dadas nas mãos dos fiéis - e estes em pé, praticamente qualquer pessoa podendo distribuir a comunhão, entre inúmeras outras irreverências muito bem conhecidas.

    Desde o começo deste chamado aggiornamento da Igreja, deste ecumenismo propagado pelos papas do pós-concílio, houve uma gigantesca diminuição das vocações, o fechamento de muitos seminários, mosteiros e conventos, uma queda abrupta de pessoas que professavam a fé católica. E entre os que a professam, um visível relaxamento nos costumes e no conhecimento da Santa Doutrina. Parece ser, enfim, a grande apostasia de que falaram as profecias.

    E os pouquíssimos sacerdotes fiéis à Tradição, que não se deixaram envenenar pelo sedutor modernismo predominante, são sistematicamente perseguidos e chamados de cismáticos.

    Eis um breve retrato da Santa Igreja atualmente. Ao senhor também não parece que seja o cumprimento das profecias?

    Não acredito, como muitos, que a sede de Pedro esteja vacante, e creio firmemente na promessa de Nosso Senhor de que as portas do inferno não prevalecerão contra a Santa Igreja. Mas que esta é a maior crise já vivida pela Igreja, onde a confusão e erro vêm desde a alta hierarquia, não podemos negar.

    ResponderExcluir