Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Recebemos de L.M. um e-mail em que destacamos uma preocupação frequente entre nossos leitores e os católicos em geral:
hoje alguns "católicos" usam profecias ou outras teses contra o romano pontífice", um absurdo"!
encontrei o site e gostei bastante, pois além de terem como objetivo pregar a veneração a Santíssima Virgem também levam ao "mundo" as mensagens de nossa senhora.
como vocês "interpretam" a profecia do anti cristo?
o que a Santíssima Virgem quis dizer com Roma perdera sua fé?
e a cátedra de Pedro como vai ficar?
a igreja de Roma vai sumir completamente?
e por favor explique- me a seguinte frase postada no site:
O Segredo completo de La Salette em português"Esse reinado, que será de Nossa Senhora também, evidentemente, terminará com o pecado geral de apostasia que abrirá as portas ao anticristo e à sucessão de fatos que precedem imediatamente o fim do mundo."
La Salette And Its Prophecies. Full text
El secreto de La Salette
Le Secret complet de La Salette
o senhor provavelmente se expressou mal:apostasia geral que em outras palavras significa :abandono da fé por"todos".
hoje muitos dizem terem visto nossa senhora,inventam e botam palavras errôneas na boca da Santíssima Virgem mais La Salette podemos confiar pois Roma reconheceu sua veracidade!
aguardo a resposta!
que nossa senhora abençoe a todos!
Prezado L.M.:
Suas perguntas são numerosas ‒ um verdadeiro inquérito, aliás ‒ e muito importantes. Tentaremos responder do modo mais metódico e exaustivo possível no reduzido espaço de um “post”.
1) Realmente a primeira pergunta ‒ como o Sr. bem reconhece ‒ é própria a ofender a católicos que, como nós, timbramos em proclamar nossa fidelidade filial e entusiasta à Santa Sé e ao Vigário de Cristo.
Entretanto, vemos bem que não há intenção no Sr. de ofender.
2) As profecias, como as de La Salette não foram dadas para usá-las contra a Igreja, nem suas instituições ‒ o Romano pontífice ‒ nem seus sagrados ensinamentos, nem sua augusta moral nem sua disciplina eclesiástica.
Bem pelo contrário, as profecias devem ser interpretadas à luz da Igreja, seu magistério imutável e sua disciplina santa.
Bem sabemos que a já condenada “Teologia da Libertação” e seus análogos progressistas tentam opor “carismas x hierarquia”, para subverter a Igreja, jogando a profecia contra a ordem hierárquica.
É um erro que a Igreja repele.
Por isso mesmo, uma profecia voltada contra a Igreja e suas instituições, ou não é verdadeira ou está sendo deformada, e deve ser posta de lado com horror.
São João Bosco e o sonho da nau de Pedro. Basílica de Maria Auxiliadora, Turim |
Don Bosco teve o famoso sonho da nave de Pedro que está a pique de afundar atacada ferozmente por seus adversários.
O capitão (um Papa) cai atingido e morre, os inimigos comemoram a vitória.
Mas vem um outro capitão (Papa), amarra a nave nas colunas da Sagrada Eucaristia e de Nossa Senhora, a tempestade se dissipa e os adversários somem.
Esse é um dos tantos exemplos que confortam nossa fé nas instituições, magistério e disciplina da Igreja.
Veja mais na nossa página "Escritos proféticos de São João Bosco S.D.B."
La Salette é mais um exemplo
4) Nós não pretendemos interpretar as profecias.
Queremos sim ouvi-las na sua transcrição autêntica, haurirmos as forças sobrenaturais que elas comunicam, abrirmos os olhos para as realidades que elas apontam e seguirmos as orientações e interpretações das vozes autorizadas da Igreja.
Portanto, do Magistério, dos Santos e Doutores, e dos comentaristas prudentes, avalizados pela Igreja.
5) A profecia sobre a vinda do Anticristo foi feita por São Paulo (2 Tes, 2) sem usar o nome.
São João Evangelista redige o Apocalipse |
“2:18. Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvistes dizer que o Anticristo vem. Eis que já há muitos anticristos, por isto conhecemos que é a última hora”;
“2:22. Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho”;
“4.3. todo espírito que não proclama Jesus esse não é de Deus, mas é o espírito do Anticristo de cuja vinda tendes ouvido, e já está agora no mundo”.
São João fala da vinda do Anticristo como sendo algo bem conhecido pelos primeiros cristãos.
Foi transmitido pelos Apóstolos que receberam a advertência de Nosso Senhor sobre o que poderia advir até o fim do mundo: "Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu o Cristo. E seduzirão a muitos." (São Mateus, 24, 5).
O Anticristo aparece nas cartas de São Paulo e de São João ‒ que são divinamente inspiradas e pertencem ao tesouro da Revelação ‒ como um homem de perdição que tentará especialmente os fiéis, usurpando o lugar de Cristo.
Aliás, será até um sinal característico do fim da História.
Santos e Doutores e Padres da Igreja discerniram “prefiguras” do Anticristo, i. é, homens que se erigiram como novos Salvadores, que tentaram os fiéis e arrastaram muitos deles à perdição.
Entre esses, apontaram Arrio, Maomé e Lutero. O Anticristo teria semelhanças pronunciadas com esses personagens históricos de perdição.
Lutero prefigura do Anticristo |
O único sentido possível dessas palavras aponta para um abandono da fé em setores numerosos de habitantes de Roma, leigos e/ou eclesiásticos .
Pode se acrescentar que a própria cidade de Roma deixaria de professar oficialmente o catolicismo.
Isto, aliás, já aconteceu no período que a Cidade Santa foi invadida pelas tropas revolucionárias e arrancada pela força do suave governo dos Papas, e o Sumo Pontífice ficou prisioneiro no Vaticano.
Ou até, como num outro sonho famoso de Don Bosco, em que o grande Santo viu o Papa abandonando a cidade de Roma em ruínas. Veja mais na nossa página "Escritos proféticos de São João Bosco S.D.B."
7) Aconteça o que acontecer, a promessa “as portas do inferno não prevalecerão” brilhará com maior esplendor quanto maiores forem os assaltos dos adversários de Pedro.
A Cátedra de Pedro passará gloriosamente todas as tribulações, e afinal vencerá sobre todas as adversidades. Vemos isso expresso também em numerosas profecias examinadas e aprovadas pela Igreja.
Ditas adversidades poderão trazer muito caos e confusão para os fiéis.
Por exemplo, como quando as tropas enviadas pela Revolução Francesa sequestraram o Papa Pio VI e o levaram a morrer na França. Muito idoso e doente foi sendo conduzido de carruagem de aldeia em aldeia pelos Alpes até morrer em Valença, em 1799.
Pareceu para muitos ‒ como observou o Papa São Pio X ‒ que os Cardeais nunca mais se reuniriam para eleger um sucessor e que a Igreja acabaria extinta.
Entretanto, o mesmo São Pio X nos apresenta o famoso Conclave de Veneza que elegeu o S.S. Padre Pio VII, como mais uma prova da divina invencibilidade da Cátedra de Pedro.
Assim também, no futuro poderão acontecer casos análogos.
São Pio X |
“Morria o Papa, em Valence, quando a França, desconhecida e esmagada a autoridade, proscrita a religião, abatidos os templos e os altares, exilados, perseguidos e dizimados os sacerdotes, tinha caído na mais detestável abominação.
“Não passam dois anos da morte de quem deveria ser o último Papa e a França ré de tantos delitos, encharcada ainda com o sangue de tantos inocentes, voltou piedosa os olhos em direção a quem, elegido prodigiosamente Papa, longe de Roma, em Roma foi entronizado, e a França implora com o perdão o exercício de aquele divino poder que, no Papa, tinha tantas vezes contestado: e a França foi salva.
“É possível a Deus tudo o que parece impossível aos homens”. (Pii X Pontificis Maximi Acta, Vol. IV, Romae, Ex Typographia Polyglotta Vaticana, 1914)
Em La Salette, Nossa Senhora acena para essa perspectiva com um encorajamento para, nas difíceis perturbações que virão, perseverar na Fé e na certeza de que a Igreja e o Trono de São Pedro atravessarão as tempestades e vencerão todos seus adversários.
8) A “Igreja de Roma” entendida como o Papa cabeça da Igreja Católica jamais poderá “sumir completamente”.
Aliás, a simples hipótese tem um ranço protestante que acreditamos não esteja nas intenções do caro consulente.
A Igreja jamais poderá “sumir completamente”, pois está sustentada na referida promessa divina.
Poderão se verificar conjunturas de confusão momentânea, até muito dramáticas, como houve durante o Cisma de Ocidente quando dois ou três cardeais arguiam serem eles o único Papa, e até instalados alguns fora de Roma!
Naquele episódio histórico, a confusão chegou a ser tão grande que havia Santos defendendo a legitimidade de um lado e do outro.
Afinal, o Papado venceu as trevas e reluziu com mais fulgor do que nunca antes.
9) Sobre a expressão postada que preocupa o consulente ‒ “o pecado geral de apostasia” ‒ o problema é mais do uso do português no nosso Brasil.
O Anticristo prega enganando os homens, mas acaba jogado no inferno |
E foi neste sentido que a utilizamos.
O mesmo Aurélio define a palavra “geral”, quando usada como adjetivo, como “comum à maior parte ou à totalidade de um grupo de pessoas, de coisas: A alegria era geral”.
Verifica-se neste caso uma flexibilidade muito larga que vai de “maior parte” a “totalidade”.
Essa flexibilidade é também muito frequente no uso literário e no uso coloquial.
O sentido de La Salette é claro: haverá apostasias num número muito grande, mas difícil de precisar. O Evangelho finalmente triunfará.
A hipótese de uma apostasia da totalidade dos homens tem um sabor protestante, ou até ateu ou anticristão inaceitável.
Estamos ancorados na certeza do cumprimento da promessa divina “as portas do inferno não prevalecerão”.
Se todos os homens apostatassem, essa promessa teria sido falha... Esta é uma hipótese incompatível com a Fé católica e que nos causa repugnância.
Estamos certos de que o consulente partilha essa certeza.
Sobre a “abominação nos lugares santos” veja também:
continua no próximo post: Jesus também previu que o Anticristo usurparia o trono de Roma
Observei que o sr. L.M., nessa pergunta, referiu-se provavelmente aos católicos sedevacantistas, dado que eles entendem que a Igreja Católica pós-conciliar não é de fato a mesma e única Igreja Católica, e nessa perspectiva, tornam-se prováveis arrogadores da grave frase "Roma perderá a fé e se tornará a Sede do Anticristo" num sentido congruente com as teses deles.
ResponderExcluirA propósito: eu mesmo sou católico, e igualmente sedevacantista. Mas concordo com TODAS as afirmações que o editor do texto postou acerca da controversa frase, bem como com as explicações - não porque elas corroborem o sedevacantismo (Na verdade não corroboram em nenhum momento, mas também não são contraditórias com o sedevacantismo), mas sim porque são corretas, justíssimas para com a fé católica e muito esclarecedoras para os que fazem confusões com a mensagem de La Sallete.
Aproveito a ocasião para louvar a obra desse site. Meus parabéns!