Mélanie, vidente de La Salette |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
continuação do post anterior: Segredo de La Salette desaparece e é redescoberto inesperadamente
O segredo de La Salette ‒ primeiro aprovado, depois caluniado, logo proibido, a seguir esquecido, depois assombrosamente redescoberto ‒ tem uma história toda especial que desabrocha nos nossos dias.
Antes de 1858 fez-se de tudo para que os videntes não o revelassem. Depois de 1858 quando Mélanie o tornou público foi uma verdadeira tempestade para abafá-lo.
La Salette And Its Prophecies. Full text
O Segredo completo de La Salette em português
El secreto de La Salette
Le Secret complet de La Salette
Desde 1915 sua difusão esteve proibida. Por fim, em 1999 o providencial achado do Pe. Michel permitiu que ele voltasse a ser difundido, como narramos em post anterior.O Segredo completo de La Salette em português
El secreto de La Salette
Le Secret complet de La Salette
Mélanie assistiu em vida a grande parte da campanha que resultou no silêncio sobre La Salette.
Entretanto ela tinha certeza de que o apelo de Nossa Senhora acabaria “ressuscitando”. Então ele se faria conhecer de novo, apesar de tudo, e o plano de Nossa Senhora acabaria se realizando.
Nesse sentido, em 21-1-1885 Mélanie confidenciou:
“Os peregrinos estão diminuindo sempre, há agora menos ainda que no ano passado. Será assim até a Crise...É essa a história do segredo que agora temos em mãos, na hora em que a mensagem de La Salette ressuscita das cinzas do esquecimento.
“La Salette será, por assim dizer, morta, sepultada... Vós o vereis.
“Quando se acreditar extinta, esboroada, ela reaparecerá e reviverá, porque as palavras da Santíssima Virgem não são vãs, e porque Ela é bastante poderosa para fazê-las ressuscitar...
“Quando virdes tudo isso, não duvidareis. Mas conservai a confiança.
“Quanto a mim, verei La Salette morta e enterrada, mas não duvidarei.
“Maria é poderosa. Os homens e os demônios nada podem contra Ela. Ela triunfará.
“Pode-se resistir ao apelo da graça, a seu apelo, mas Ela pode transportar sua grande luz e mostrá-la a outros. Esperemos sua ajuda, na sua hora. Assim seja”.
O Segredo: várias redações até sua publicação completa em 1858
Maximin |
Mélanie |
Dificuldades na transcrição da visão
Maximin e Mélanie foram beneficiados por um privilegiado e manifesto auxílio sobrenatural para serem fiéis a tudo que tinham visto ou ouvido. Este fato não evitou que a complexidade da visão e as limitadas forças intelectuais dos videntes criassem dificuldades para verter a aparição no papel.
Maximin era pouco hábil em redação. Em 1851 foi necessário que reescrevesse tudo, devido às manchas de tinta do seu escrito. Sua escassez de recursos reflete-se na redação.
O modo como se deu a revelação também contribui para um certo vai e vem na ordem cronológica do relato dos videntes.
Houve sucessivas redações do segredo resultantes desse esforço de explicitação dos videntes, em especial de Mélanie.
Uma das primeiras redações ditada pelos videntes |
Os videntes só aceitaram revelar o segredo antes de 1858 por obediência, e com a finalidade de ser levado ao conhecimento exclusivo do Papa.
Este foi o motivo da primeira redação oficial do segredo, feita por Maximin em 3 de julho de 1851, e por Mélanie três dias depois.
Em 1853 o novo bispo de Grenoble, Mons. Ginoulhiac, ordenou que eles voltassem a verter o segredo no papel. Todas estas redações ficaram sob sigilo no Vaticano.
Em 1858, ano da aparição de Nossa Senhora em Lourdes, os videntes ficaram liberados da obrigação do silêncio e deram a público o segredo.
Mélanie enviou ao Papa, o Beato Pio IX, uma redação mais aprimorada. No resto da vida, tanto Mélanie quanto Maximin responderam a inúmeras consultas e pedidos de esclarecimento.
Nos próximos post, transcreveremos na íntegra a versão do segredo que é tida como a mais completa.
É uma redação mais extensa, feita por Mélanie em 21 de novembro de 1878, considerada definitiva pela vidente.
continua no próximo post: Início do Segredo de La Salette: corrupção do clero atrai a ira divina
Nenhum comentário:
Postar um comentário