quinta-feira, 8 de junho de 2023

Milagres eucarísticos são incontáveis

O Papa Urbano IV verifica o Milagre Eucarístico de Bolsena e institui a festa de Corpus Christi. Ugolino di Prete Ilario (1330 – 1404), capela do Santo Corporal de Bolsena, catedral de Orvieto
O Papa Urbano IV verifica o Milagre Eucarístico de Bolsena
e institui a festa de Corpus Christi.
Ugolino di Prete Ilario (1330 – 1404),
capela do Santo Corporal de Bolsena, catedral de Orvieto
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




Os milagres da Sagrada Eucaristia são incontáveis, embora na maioria dos casos não são conservadas as provas susceptíveis de análise e de crítica científica para exorcizar dúvidas ou recusas.

Em boa parte porque os fiéis acham – e com razão – que não há nada de mais evidente do que a Eucaristia, um milagre permanente, fazer milagres continuamente para o bem dos homens.

Há os milagres materiais que podemos ver com nossos olhos e ouvir com nossos ouvidos. Mas, muito mais numerosos são ainda os espirituais operados no fundo das almas tocadas por uma graça durante uma adoração ou oração diante do Corpo e da Sangue de Jesus.

O site “Infocatólica” quis fazer uma breve lista dos temas dos milagres eucarísticos acontecidos na Espanha e ficou superado pela quantidade dos casos confirmados.

Para ajudar a abrir os olhos de muitos e reforçar sua fé na Presença Real de Jesus Cristo na Eucaristia os apresentou por categorias, que elencamos a seguir, mencionando alguns exemplos dos milagres mais famosos.

1) Dúvidas dos sacerdotes resolvidas durante a Missa, quando as Hóstias consagradas se tornam Carne e o vinho consagrado se transforma em Sangue

Santo Tomás de Aquino, compõe a Liturgia de Corpus Christi, Ugolino di Prete Ilario (1330 – 1404), capela do Santo Corporal de Bolsena, catedral de Orvieto
Santo Tomás de Aquino, compõe a Liturgia de Corpus Christi,
Ugolino di Prete Ilario (1330 – 1404),
capela do Santo Corporal de Bolsena, catedral de Orvieto
Os milagres deste tipo mais clamorosos aconteceram em Ivorra (1010), Gerona (1297), O'Cebreiro (1300), Cimballa (1370), Guadalupa (1420).

2) Milagres após tentativa de profanação do Santíssimo Sacramento

Santa Teresa de Jesus de Avila chegou a se perguntar como Deus podia permitir que seu Santíssimo Corpo e Sangue fossem profanados por hereges, ateus, pagãos, maus sacerdotes e cristãos relaxados.

E ela mesma formulou esta resposta: “mas Vos, Pai Eterno, como consentes? Por que você quer ver seu Filho em mãos tão vis todos os dias?

“Já que uma vez Vos quiseste e permitiste que Ele O fosse, Vós vedes como vai sendo machucado todos os dias?

“E quantas devem fazer hoje a este Santíssimo Sacramento! Em que mãos inimigas o Pai deve vê-lo!” (Caminho da perfeição 33, 3).

O milagre de Bolsena. Francesco Trevisani - 1704 - Basilica di Santa Cristina, Bolsena
O milagre de Bolsena. Francesco Trevisani - 1704
 Basilica di Santa Cristina, Bolsena
Nesse sentido, um dos casos famosos aconteceu na cidade espanhola de Zaragoza, Espanha, em 1427.

Um doutor em leis muçulmano considerado mago disse a uma mulher que roubasse uma Hóstia consagrada para fazer uma poção do amor.

Ela colocou o roubo sacrílego num baú. Mas quando o abriu, encontrou um menino.

O mago disse-lhe para queimar a caixa e trazer-lhe as cinzas. A caixa foi queimada, mas o menino saiu ileso.

Cheios de espanto, eles confessaram o crime, o mago pediu para ser batizado e a criança foi levada em procissão à Catedral.

No dia seguinte, durante a Consagração do bispo, a criança se transformou milagrosamente em Hóstia que o bispo consumiu.

3) Descobertas milagrosas de Hóstias consagradas



São João Vianney explicou que “Ele quer, para o bem das criaturas, que seu Corpo, sua Alma e sua Divindade sejam encontrados em todos os cantos do mundo.

“Para que possamos encontrá-lo quantas vezes quisermos, e assim nele encontramos todo tipo de felicidade.” (Sermão da Quinta-feira Santa)

A hóstia que devia se dissolver começou a transudar sangue e formar tecido (foto acima). Embaixo ampliação
A hóstia que devia se dissolver começou a transudar sangue
e formar tecido (foto acima). Embaixo ampliação.
Santuário de São Jacinto, Legnice, Polônia.
Entre os numerosos e admiráveis milagres deste tipo na Espanha, está o de Alboraya-Almácera, Valencia, em 1348, quando alguns peixes ajudaram a recuperar intactas algumas Hóstias que caíram acidentalmente no rio. Veja a história completa em “Peixes recuperaram as formas eucarísticas”.

Em Ponferrada, León, Espanha, 1533, um homem roubou uma âmbula de prata e o tabernáculo. Tal vez protestante, tentou jogá-lo no rio, mas ficou muito pesado.

Ele o escondeu então entre algumas ruínas. Porém, uma luz saiu do local à noite e os pombos ficaram voando lá durante o dia revelando onde estava.

Alcoy, Valencia, Espanha, em 1568, uma estátua do Menino Jesus apontou para o esconderijo de uma âmbula com hóstias consagradas roubada da igreja.

Milagre eucarístico de Alcoy (Espanha)

.


4) Preservação intacta da Hóstia consagrada durante períodos de tempo ou condições impossíveis


Santo Afonso Maria de Ligório nos ensina que “Jesus Cristo quis permanecer na terra sob a espécie do pão, não só para servir de alimento às almas que o recebem na Sagrada Comunhão, mas também para seja preservado no sacrário e se faça presente a nós, mostrando-nos por este meio tão eficaz o amor que ele tem por nós.” (Visitas ao Ssmo. Sacramento, 2)


Houve casos numerosos: em San Juan de las Abadesas, em 1251 foi guardada uma hóstia na testa de uma estátua de Cristo crucificado num belo conjunto escultórico, onde era adorada.

Com os séculos houve uma decadência na adoração, as imagens se degradaram e o ostensório da testa de Cristo não ficou mais perceptível. Na nossa época – quase nove séculos depois! –foi feita uma restauração que tinha ficado imperiosa.

Descendimento em San Juan de las Abadesas, por volta de 1250
Descendimento em San Juan de las Abadesas, por volta de 1250
Foi identificado então o ostensório da testa muito degradado. Foi extraído e aberto e dentro se achou um linho envolvendo alguma coisa. Removido o pano apareceu uma hóstia em perfeito estado de conservação.

Em Alcalá, Madrid, em 1597 três Hóstias consagradas foram encontradas intactas em um baú escondido. 
 
Em Onil, Valência, em 1824, foram recuperadas num campo de hortaliças após um roubo praticado 119 anos antes, mas se mantinham incorruptas. 
 
E em Silla, Valência em 1907, após desaparecer de modo suspeito do tabernáculo, também foram recuperadas incorruptas até hoje.

5) Mostrar a eficácia da Eucaristia como sufrágio


Santo Tomás de Aquino nos ensina: “este sacramento contém todo o mistério da nossa salvação; por isso é celebrado com maior solenidade que as demais” (Summa Theologica, 3, q. 83, a. 4).


Na abadia de Montserrat, na Catalunha em 1657, uma menina pediu ao abade três missas para seu falecido pai. Na primeira, a menina disse que viu o pai cercado por chamas. Ela tentou lhe passar um lenço, mas esse pegou fogo. Depois da terceira missa, a menina viu o pai subir ao céu.

6) O respeito devido a tudo que entra em contato com a Eucaristia

Os Corporais de Daroca com o Sangue das hóstias
Os Corporais de Daroca com o Sangue das hóstias
O Doutor e Padre da Igreja, São Jerônimo, redator da Bíblia Vulgata nos mostra que “os cálices sagrados e as vestes sagradas, e tudo o que tocou no culto da Paixão do Senhor [na Missa] (...), pelo contato com o Corpo e Sangue do Senhor, devem ser venerados com o mesmo respeito que seu Corpo e Sangue” (Epístola 114).

Em Daroca, no ano 1239, um padre estava celebrando a Missa na véspera de uma batalha contra os muçulmanos, quando foi interrompido por um ataque surpresa dos islamitas, e escondeu os objetos sagrados para evitar a profanação.

No final da batalha, ele encontrou o corporal com manchas de sangue fluindo das Hóstias consagradas. Discutiram os líderes católicos onde seria guardada a prova do milagre.

Decidiram por fim colocar o corporal em um burro até que esse parasse em algum lugar.

O animal deitou no chão em Daroca após 12 dias de caminhada. Leia a história completa em “Daroca: um milagre eucarístico na guerra contra os islâmicos”



Nenhum comentário:

Postar um comentário