segunda-feira, 20 de julho de 2020

São João Bosco e São João Maria Vianney: propagandistas de La Salette

São João Bosco
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




continuação do post anterior: Papas São Pio X e Beato Pio IX promoveram La Salette



São João Bosco (1815-1888) publicou um livro sobre a aparição de La Salette e seu bom efeito sobre os católicos. Nele escreveu:
“Um fato certo e maravilhoso confirmado por milhares de pessoas que, todas elas, podem certificá-lo ainda hoje, é a aparição da Santa Virgem em 19 de setembro de 1846.

“Esta Mãe cheia de amor mostrou-se sob a forma de uma bela dama a duas crianças. [...]

“Ela revelou-se sobre uma montanha da cadeia dos Alpes, [...] pelo bem da França [...] e do mundo inteiro.

“Fez isso para advertir que a cólera de seu Divino Filho está acesa contra os homens, especialmente por três pecados: a blasfêmia, a profanação do domingo e dos dias de santo de guarda e a transgressão das leis da abstinência.



“Fatos prodigiosos vieram confirmar esta aparição, registrados em documentos públicos ou atestados por pessoas cuja sinceridade e fé excluem toda possibilidade de dúvida sobre o caso.

“Esses fatos são preciosos para confirmar a adesão dos bons à Religião e para refutar aqueles que, talvez por ignorância, pretendem limitar o poder e a misericórdia de Deus, dizendo que já não é mais tempo de milagres.

“Jesus prometeu que na sua Igreja haveria milagres maiores que os que Ele próprio operou.

“Ele não limitou o número nem os tempos em que esses milagres seriam praticados, de maneira que, enquanto existir a Igreja, veremos sempre a mão do Senhor manifestando seu poder, através de fatos prodigiosos (...).

“Mas esses sinais sensíveis da onipotência divina são sempre presságio de fatos graves que manifestam, seja a misericórdia e a bondade de Deus, seja sua justiça e sua indignação. Tudo isso sempre para sua maior glória e para o maior bem das almas.

“Procedamos então de maneira que eles sejam para nós uma fonte de graças e bênçãos, contribuindo a excitar em nós uma fé viva, ativa, que nos leve a fazer o bem e a evitar o mal, a fim de nos tornarmos dignos da infinita misericórdia durante o tempo e na eternidade”.

São João Maria Vianney

O célebre Cura de Ars, São João Maria Vianney (1786-1859), foi ordenado sacerdote na catedral de Grenoble, diocese da maravilhosa aparição.

Ele foi acusado pelas maledicências de ser contra La Salette, sofrendo também injustificadas críticas ou insinceros elogios.

Certa feita Maximin foi-lhe apresentado às pressas, e ocorreu um mal entendido que foi aproveitado contra os dois.

Tendo em vista desfazer essa confusão, Mons. de Bruillard, bispo de Grenoble, enviou carta ao santo sacerdote pedindo que desmentisse as murmurações.

Assim o fez São João Maria Vianney numa resposta onde podemos avaliar toda sua devoção à aparição:

“Ars, 5 de dezembro de 1850

“Monsenhor,

“Tenho uma grande confiança em Nossa Senhora de La Salette. Faço vir água da fonte.

“Abençoo e distribuo grande quantidade de medalhas e imagens representando esse fato. Distribuo pedacinhos da pedra sobre a qual a Santa Virgem teria sentado.

“Levo um pedaço continuamente comigo e até o fiz colocar num relicário. Falo muito frequentemente do fato na igreja

“Parece-me, Monsenhor, que há poucos sacerdotes em vossa diocese que tenham feito tanto quanto eu por La Salette”.


continua no próximo post: Mais santos e beatos que elogiaram e recomendaram a aparição de La Salette


2 comentários:

  1. "Distribuo pedacinhos da pedra sobre a qual a Santa Virgem teria sentado.
    “Levo um pedaço continuamente comigo e até o fiz colocar num relicário. Falo muito frequentemente do fato na igreja"
    Quantas pedrinhas precisamos na Igreja do Senhor como as pedrinhas de São João Maria para A fortalecer ainda mais .

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada PROFESSOR ao dar a conhecer dois servidores de Nosso Senhor .
    D.Bosco aborda a cólera do DIVINO FILHO ,blasfémias,profanações -tal como acontece ainda ,bem como transgressão das leis de abstinência para o que remete factos graves como ainda milagres maiores do que ELE operou .Não limitou nem o número nem os tempos .O Senhor aguarda pacientemente e cheio de misericórdia.
    De tempos a tempos deve zangar-se e manifesta-se ora no Universo ou permite que outros homens criam condições de ódios ,guerras,fomes,pandemias que põem os sehores do poder feitos baratas tontas ,convencidos de que tudo sabem .
    São João Maria Vianney ,cuja modéstia e humildade incomodava outros servidores,apesar das suas tão simples justificações.
    Já não tenho paciência para aceitar as alterações para uma IGREJA digital .A meu entender ,rouba-se a Jesus o helan espiritual de que tanto se precisa .
    Sei que o confinamento contribue para uma FÉ relativa .Parecemos caracóis sempre encasquetados na concha para esconder medos.Jesus está a dar tempo ao tempo e o ser humano na sua fragilidade ,nos seus medos já nem quer ouvi-LO .
    Bem haja ,PROFESSOR

    ResponderExcluir