segunda-feira, 8 de junho de 2020

O calvário dos videntes após a aparição

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






continuação do post anterior: Fim da aparição em La Salette. Nossa Senhora sobe ao Céu



Por vezes pode-se julgar que a vida de quem viu Nossa Senhora seja um Céu na Terra, despojada de lutas e provações.

No caso de Mélanie e Maximin, suas vidas foram cheias de manifestações de predileção divina, sem dúvida.

Mas também padeceram muito, perseguidos pelo ódio diabólico e pela atuação de associações anticatólicas revolucionárias.

É doloroso constatá-lo, igualmente por sacerdotes, bispos e até cardeais adeptos das ideias que confluiriam para o perturbador progressismo hodierno, as quais a Santíssima Virgem apontou como uma das causas da cólera de Deus.



Eis alguns exemplos. Em 1853 o Pe. C. J. Déléon, sacerdote em interdito, publicou sem autorização eclesiástica dois volumes atribuindo a aparição a uma montagem de uma piedosa senhorita, Constance Saint-Ferréol de Lamerlière, que teria ludibriado as crianças.

O mirabolante livro foi condenado pela Igreja, e Constance pediu à Justiça que seu nome fosse tirado do escrito.

A aparição segundo uma gravura da época
O pedido foi recusado sem explicações em todas as instâncias judiciárias. Por isso, para o Judiciário francês, La Salette foi uma fraude religiosa.

O Cardeal Luís de Bonald, primaz da França e líder liberal, chegou a escrever que a aparição fora uma falcatrua, porque visaria explorar comercialmente a água da fonte que começou a fluir ininterruptamente no local da aparição.

Tendo sido flagrado fornecendo à Santa Sé informações falsas sobre o caso, para dizer pouco, o Cardeal silenciou, mas suas insinuações e negações envenenaram o ambiente católico contra a aparição e os videntes.

Melania e Maximino: fiéis narradores da visão de La Salette

Nos anos subsequentes à aparição as duas crianças repetiram infatigavelmente a mensagem pública de Nossa Senhora aos peregrinos que iam a La Salette.

Aqueles que os conheceram contaram que eles tinham as reações típicas da idade, mas se transformavam na hora de falar da aparição.

Dois meses depois da aparição, já somavam mais de duzentos os eclesiásticos que tinham interrogado os videntes no próprio local do celeste acontecimento.

A naturalidade e a humildade dos videntes deixou muito bem impressionados os observadores prudentes.

O cônego Rousselot, vigário geral honorário da diocese de Grenoble, foi encarregado pelo bispo de presidir as investigações oficiais.

Ele analisou longamente a figura e o caráter de Maximin e destacou sua despretensão:

“Numa palavra, esta criança em nada parece perceber que há dez meses é o objeto da curiosidade, da solicitude, da atenção, dos afagos de um público numeroso.

“Ele nem se põe a questão de ser causa primeira do concurso prodigioso de pessoas que tem lugar todo dia em La Salette”.

Bispo: “só Deus pode dar tal linguagem às crianças”

O Pe. Félix Repelin, professor de retórica no seminário menor de Embrun, durante três horas tentou ver se os pequenos videntes relaxavam e contavam algo do segredo.

Para esse efeito ele sugeriu a Mélanie que a figura que tinha aparecido fosse talvez um mau espírito que queria semear a desordem na Igreja.

Mélanie respondeu no ato: “Mas senhor, o demônio não usa uma cruz!”

O douto eclesiástico insistiu, lembrando que o demônio levou Nosso Senhor sobre o templo durante a tentação no deserto.

“Não senhor – respondeu Mélanie – o bom Deus não deixaria levar sua cruz desse modo. Foi pela cruz que Ele salvou o mundo”.

O Pe. Félix depois escreveu:

“A segurança desta criança, a profundidade desta resposta, da qual ela talvez não percebia toda a beleza, me fecharam a boca”.

Mas o Pe. Félix voltou à carga, e perguntou:

– Mélanie, teu anjo da guarda sabe teu segredo?

– Sim senhor.

Videntes de La Salette
– Portanto, tem alguém que o sabe...

– Mas meu anjo da guarda não pertence ao povo.

– Mas se os anjos da guarda o sabem, nós acabaremos um dia por sabe-lo também...

– Então faça que ele lhe conte – respondeu Mélanie sorrindo.

O mesmo sacerdote soube que Maximin ficara muito tocado por uma representação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo; e que nos dias seguintes, três ou quatro vezes deixou escapar: “Eu vi qualquer coisa de meu segredo”.

O Pe. Félix relembrou essas palavras a Maximin, que confirmou:

– Sim senhor, eu disse isso.

– Então teu segredo se refere à Paixão de Nosso Senhor!

– Ah! Refere-se a isso ou a outra coisa!

– Mas deve ter relação com o que você viu...

– Mas o senhor não sabe o que eu vi antes, durante ou depois!

– Eu poderia sabê-lo, recolhendo informações das pessoas...

– Faça o possível.

“Diante desta resposta precisa e rápida – escreveu o cônego Repelin ao bispo – nós não soubemos mais o que acrescentar.

“Nós compreendemos que era impossível reunir todas as circunstâncias e separar as que poderiam ter relação com qualquer coisa do seu segredo.

“Pareceu-nos que só Deus podia dar uma tal linguagem às crianças”.

No mesmo sentido depôs o reitor do seminário menor de Grenoble, Pe. Pierre Chambon, em novembro de 1846:

“Até o presente, estas pobres crianças têm sido admiravelmente fiéis ao segredo.

“Nós temos ficado verdadeiramente impressionados pelos recursos surpreendentes que eles tiram para se defender quando se os aperta, não obstante sua candura e simplicidade.

“Eles fugiram facilmente de todos nossos ardis e de nossas artimanhas. Foi-nos impossível dar a volta neles”.


continua no próximo post: Resistência invicta às ondas contra o segredo de La Salette


4 comentários:

  1. Agradeço ao Rafael Rodrigues do site apologistas católicos, pelo excelente trabalho e esforço de sua refutação sobre o infame texto protestante de Julio Severo. [1]

    Queridos irmãos!

    Por seguir a ordem das Sagradas Escrituras (1º Coríntios 1, 10-13.17) e o Catecismo para a unidade* da nossa fé cristã, recomendei Julio Severo para o combate contra os inimigos da família criada por Deus para os senhores, mas devido ao último e lamentável episódio provocado por esse cidadão, agora recomendo nos apegarmos com os verdadeiros aliados na luta contra essa política do mal, devemos primeiro valorizar o que é da Casa, seguir os escritos dos nossos papas; dos santos; dos sacerdotes e leigos católicos de fé; dos institutos, organizações e sites católicos... E para quem acredita nas profecias da Nossa Senhora, como La Saletti, o fiel não é obrigado acreditar, mas eu, Luis Dufaur e Oswaldo de Paula Garcia acreditamos. [1]

    E os outros cristãos?

    Que sigam nosso exemplo!

    Na Paz de Cristo!

    Paulo Kelson Carneiro de Freitas, catequizando, Manaus, AM.

    * Para poder cumprir sua missão de ser “no mundo sinal e instrumento de união íntima com Deus e de unidade entre os homens” – acrescentou –, os cristãos devem fundar sua vida em quatro pilares: “a vida fundada na fé dos Apóstolos transmitida na viva Tradição da Igreja, a comunhão fraterna, a Eucaristia e a oração”. Conversão é o caminho da unidade, Papa Bento XVI:

    http://www.bibliacatolica.com.br/blog/santa-se/conversao-e-o-caminho-da-unidade-diz-papa/#.Ulx0PlMbylE


    [1] http://www.apologistascatolicos.com.br/index.php/apologetica/protestantismo/619-refutando-julio-severo-parte-i-a-mentira-sobre-a-proibicao-da-leitura-da-biblia

    [2] http://mentiras-evanglicas-e-outras.blogspot.com.br/2013/01/os-segredos-de-la-salette.html

    ResponderExcluir
  2. Mas apesar da forças das trevas tentar encobrir as profecias de (La Salette), ela vem se cumprindo desde o fim dos Estados Pontifícios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente as profecias de La Salette são pouco conhecidas no Brasil. Por outro lado, mais pessoas tem tomado conhecimento dessas profecias através da internet.

      Excluir
    2. Por que o fim dos Estados Pontifícios é um marco dos cumprimentos das profecias de La Salette??

      Excluir