segunda-feira, 26 de junho de 2017

Incêndios em Portugal: quando a Mãe é ofendida,
como reagirá o Filho?

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





No centenário das Aparições em que Nossa Senhora de Fátima advertiu os homens para abandonarem a imoralidade, estamos assistindo a fatos assustadores e inimaginados.

Que ano poderia ser mais propício para a hierarquia católica retomar com fervor e clareza a pregação moral católica, alicerçada nas palavras de Nossa Senhora em Fátima?

A moral familiar, por exemplo, tão necessitada de uma restauração. Essa só poderá vir com um auxílio sobrenatural, com a frequentação dos sacramentos, com a recitação do Terço e a prática das devoções tradicionais.

E o comunismo, a tintura-mãe de todas as formas da imoralidade? Ele continua sendo espalhado desde a Rússia, mas também pelos agentes da Revolução Cultural, amigos da “nova-Rússia”, instalados em muitos governos do Ocidente!

Nada! Nada digno de destaque está sendo feito face à grave decadência moral que devasta o mundo.

S.S.Francisco I foi a Fátima, canonizou os santos pastorinhos Jacinta e Francisco. Mas o apelo à conversão pedido em Fátima e que desejávamos ouvir do Santo Padre com o vigor com que o Beato Urbano II convocou as Cruzadas, não veio.

Fez-se um impressionante silêncio.

Silêncio? Só silêncio?

Multiplicam-se as blasfêmias e atentados sacrílegos. O inferno já nada respeita.


Em 20 de abril, o “Diário de Notícias”, jornal de referência de Lisboa, ecoava a indignação que circulava nas redes sociais portuguesas por um objeto com cariz de culto fálico que está à venda em site da Internet como uma versão de Nossa Senhora de Fátima!

Pranto miraculoso de uma imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.
Aconteceu em 1970 em Nova Orleans.
A cidade ficou insensível... e veio o furacão Katrina! Por que?
A blasfema peça cujo nome oficial é “Escultura Nossa Senhora” custa quase 500 reais e foi confeccionada “na sequência do centenário das aparições”, segundo o “Diário de Notícias”.

A ofensa dificilmente poderia ser maior. Nossa Senhora como boa mãe perdoa tudo, mas não devemos nos espantar se seu Divino Filho faz sentir o que pensa dessa agressão atroz à Sua virginal Mãe.

O sacerdote espanhol Alfonso Gálvez verteu lágrimas de sangue, se isso pode ser feito num artigo de Internet.

Entre outras coisas, pelo silêncio sobre a simples possibilidade de que os recentes incêndios em Portugal estejam relacionados com a má recepção da mensagem de Nossa Senhora em Fátima. O religioso se exprimiu longamente no site Adelante la Fé.

Ele evoca quanto foi “desvirtuada e falsificada a Mensagem de Nossa Senhora” nos presentes dias. E cita com horror os cultos pagãos e até esotéricos praticados no santuário de Fátima em nome de um enviesado “ecumenismo”.

O sacerdote lembra as colunas exteriores do santuário recobertas com as cores distintivas da agenda LGBT, e outros eventos que antes seriam tidos em conta de “chacota geral contra os autênticos devotos da Virgem e contra a verdadeira Fé”.

O Pe. Gálvez se espanta que ninguém lembre a possibilidade de os incêndios que estouraram em Portugal serem consequência das tentativas de enxovalhar a grande devoção de Fátima.

E conclui que é perigoso os homens não levarem a sério a infinita paciência de Deus. Porque nós desconhecemos o ponto em que essa divina e adorável paciência atinge seu limite, sobre tudo quando insultada Sua amadíssima e Santíssima Mãe.

Em 17 de junho, os habitantes das aldeias de Pedrógão Grande no departamento de Leiria, encostado no departamento de Santarém onde fica o santuário de Fátima, viram eclodir incêndios de características inéditas.

E essa é a opinião dos mais anciões moradores que assistiram a muitas outras conflagrações nos bosques locais.

Eles o descreveram como “uma coisa de repente que passou e que parecia o diabo”: um incêndio histórico que se assemelhava a um “inferno nunca visto”, segundo o “Diário de Notícias”.

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande Valdemar Alves, equivalente a um prefeito, sublinhou dizendo: “aquele inferno que me mostravam na igreja quando andava na catequese”. Cfr TSF.

“Foi uma coisa fora do normal”, testemunhou António Dinis. “Não há explicação, foi uma coisa de repente que passou e que parecia o diabo”, acrescentou Joaquim Costa.

O prefeito de Pedrógão Grande: “aquele inferno que me mostravam na igreja quando andava na catequese”
O prefeito de Pedrógão Grande: “aquele inferno
que me mostravam na igreja quando andava na catequese”
João Silva dos Santos, um dos pilotos que atuaram no combate ao incêndio, relatou: “assisti a trovoadas secas com relâmpagos brutais a cair na floresta, ventos fortíssimos e sempre a mudar de direção e um tipo de nebulosidade que nunca tinha visto... quando julgava que já tinha visto tudo afinal estava enganado”, recolheu o “Observador”, jornal eletrônico português.

Dezenas de milhares de hectares foram consumidos pelas chamas. As aldeias ficaram desabitadas, imersas em mortal silêncio. Cifras provisórias falam de 64 mortos e mais de 200 feridos.

O antigo comandante dos Bombeiros de Pedrógão Grande, João Dias, confirmou à agência Lusa: “o vento era como o diabo, que corria mais do que nós”, segundo Tvi24.

“Como o diabo” é um modo de dizer, mas quão eloquente!

“Isto foi a morte que saiu à rua”, dizia Maria dos Anjos, de 90 anos, à agência Lusa.

Maria Augusta Nunes de 84 anos assistiu a muitos incêndios em sua longa vida, mas nunca vira algo igual e insistia sem vontade de fazer muita metáfora: “o vento era o Diabo que levava o fogo para todo o lado”, reproduziu o site Ciberia.

Pormenor expressivo: “da igreja para cima há luz desde ontem de manhã, da igreja para baixo não há luz”, contou Vítor Bernardino.

O primeiro-ministro António Costa falou da “pior tragédia da história recente do país”, informou “O Globo”. 

“Estamos diante da maior tragédia de vítimas humanas dos últimos tempos por uma calamidade desse tipo” acrescentou, segundo “El País” de Madri.

O incêndio começou durante uma tempestade elétrica “seca” (a chuva se evapora antes de tocar terra, mas com descargas).

Foi tão rápido que famílias inteiras que voltavam da praia ou de passeio ficaram carbonizadas no meio da estrada sem poderem sair de seus carros. Na estrada nacional EN236 a temperatura atingiu os 1.100ºC quando num forno crematório atinge 900ºC, segundo “El Mundo”.

O secretário-geral das Nações Unidas, a União Europeia, o Papa Francisco e as autoridades do santuário de Fátima enviaram mensagens humanitárias aos atingidos.

Não encontramos na abundante informação difundida pela Internet, notícias de eclesiásticos que tenham ido ao local para dar assistência religiosa a feridos, moribundos e fiéis afundados no desespero pela perda de familiares, amigos e vizinhos.

“Apenas pensei: ‘meu Deus, nos ajuda porque não temos mais ninguém’”, contou Paula. Ela viu um carro passando e batendo contra uma castanheira. “Ficaram todos carbonizados”, afirmou.


O britânico Gareth Roberts, de 36 anos, mora em Portugal há quatro anos conseguiu escapar das chamas por muito pouco e contou sua história à BBC.

Como a maioria dos mortos, ele estava voltando de carro para casa com sua mulher e ficaram subitamente envoltos pelo bosque em chamas. Mas, eles conseguiram descer na aldeia de Mó Grande, também cercada pelo fogo.

“Um homem gritou nos oferecendo abrigo em sua casa, (...) ficamos sem energia e as chamas vieram como um tornado feroz e vermelho passando pelas janelas. Nós nos encolhemos no chão durante uma hora, tentando respirar, rezando, chorando”, lembra.

“Não sou um homem religioso, mas não tenho vergonha de dizer: estava rezando, todos estávamos. Não havia mais nada a fazer”, conta.

“Agora a única coisa que posso fazer é rezar por Portugal”, conclui.

É o que nós fazemos de todo coração.

Mas, só por Portugal?

O Brasil, e o mundo todo, não precisam também de muitas orações em função de tragédias que podem advir e que foram preanunciadas por Nossa Senhora em Fátima se não moralizava os costumes?


Vídeo: Incêndios em Portugal: ofendem a Mãe, o que querem que o Filho faça?











8 comentários:

  1. Senhor Luis Duafaur

    tenho algo interessante para lhe mostrar.

    O meu nome é Joana. Peço-lhe se possível e quiser, facultar um mail seu.

    Ad Iesum per Mariam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu email é o mesmo onde chegam os comentários: l.dufaur@gmail.com
      in Iesu et Maria

      Excluir
  2. Coincidência ou não, esta notícia chegou-nos apenas algumas horas antes do início do primeiro sábado de Julho que, para oa católicos é dia de começar (ou continuar) a grande devoção dos CINCO PRIMEIROS SÁBADOS, pedida por Nossa Senhora de Fátima e divulgada pela Irmã Lúcia. Vide bibliografia.

    ResponderExcluir
  3. Veja que interessante! Um padre dos Franciscanos da Imaculada estabeleceu uma relação entre a visão que Papa Leão XIII teve e as aparições de Fátima.
    Fatima Minute: THE VISION OF POPE LEO XIII
    https://youtu.be/ZAoNOBFiRvw

    ResponderExcluir
  4. Li o seu texto, expressivo, sentido. Ainda bem.
    Não há coincidências; há mensagens, mas as pessoas continuam a seguir as regras do “mal”. Riem-se da devoção dos crentes, e daqueles que já ultrapassaram a “devoção”: Deus, Jesus, Nossa Senhora, quando estão presentes na Vida de cada um, estão connosco, como está o irmão, o filho, e a eles recorremos, porque deles definitivamente precisamos. “Devoção” não descreve essa “relação”, esta última é muito mais do que “isso”.
    A tristeza do rosto de Nossa Senhora é real, corta o coração, no entanto, ela continua incansavelmente a avisar para se parar a ofensa que a espeta constantemente. O que seria se Maria não intercedesse?!
    A santidade está ao alcance de todos, mas nem todos sabemos como chegar-lhe nem dispomos de coragem e ou persistência para tal. Apesar dessa limitação, podemos, no mínimo, contribuír com a oração, por pequena que seja, e condenar aqueles que em maifesto desrespeito para com os crentes, publicam as suas descrenças, a sua “lógica de não acreditar”. Na verdade, “eles” que pedem prova da existência de Deus e das aparições marianas, não conseguem provar a sua certeza na inexistência de Deus e de Nossa Senhora. No entanto, autoproclamam-se “inteligentes”, “desenvolvidos” e rotulam os “adversários” de “supersticiosos”, “atrasados”. Desconhecem que a FÉ também se prova com toda a simplicidade: com a perseverança e carregamento da Cruz, com a cura que de repente surge quando o médico, com toda a sua ciência, ja nada podia fazer, com “eventos” particulares que dão frutos diários que aumentam a fé e a esperança, com tanta coisa que está à nossa frente e os “inteligentes” não se apercebem.
    Aquando da celebração dos “cem anos de Fátima, um dos canais televisivos enviou um “repórter” cobrir o evento. Este “profissional” apresenta um programa de entretenimento, portanto, com acesso a um conjunto de fãs, onde certamente haverá quem siga cegamente as suas opiniões. Ora aquele homem, gay assumido, publicou que não acreditava nas aparições.
    Como seria a “missa” cantada por este indivíduo, quando o mesmo não acredita em Deus?
    A "VISTA ALEGRE" é uma fábrica de porcelana portuguesa fundada no princípio do séc. XIX.
    Para celebrar o centenário de Fátima, aquela fábrica lançou algumas peças para marca “este importante ano para todos os devotos da Nossa Senhora de Fátima, elaboradas com a dedicação que as comemorações nos merecem”.
    Uma daquelas peças reclama ser "escultura de Nossa Senhora de Fátima", numa linha de tal modo "modernista" que, pela sua forma e aspeto, até os mais modernistas associaram, de imediato, a uma forma sexual. Há quem gabe tal peça...Eu não. Também há quem se ria da polémica que causou, que é também uma forma de avivar a descrença. E quem se vai rindo entretanto? O Diabo, essa figura horrorosa, que subtilmente tenta e consegue a divisão, a discussão! Um autêntico MACACO, como, assim julgo ter lido num dos escritos do Padre Gabriel Amorth.
    O combate pode fazer-se todos os dias, e este blogue é, de facto, uma forma de bom combate, uma via CRUCIAL, NECESSÁRIA, para que se possa transmitir que Deus não admite discussão, nem paródia. Nem sua Mãe!
    Deus dá, oferece! Não se impõe; ele que é Deus com o Filho e sua Mãe, perguntam, convidam, esperam! E até perdoam.
    O Diabo usurpa, toma posse, não pergunta – o verdadeiro horror de qualquer alma.

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  5. o sacerdote das paroquias, bem como o próprio bispo de Coimbra "foram ao local para dar assistência religiosa a feridos, moribundos e fiéis afundados no desespero pela perda de familiares, amigos e vizinhos"
    http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/padre-de-pedrogao-chora-a-perda-de-paroquianos?ref=Opini%C3%A3o_BlocoFimPagina

    http://observador.pt/2017/06/20/o-padre-julio-perdeu-30-paroquianos-vao-ter-de-vir-mais-padres-ajudar-aos-funerais/

    https://www.facebook.com/306937402744985/photos/pcb.1183483035090413/1183482898423760/?type=3&theater

    ResponderExcluir
  6. Porventura foi um sinal para se manter o respeito durante a Eucaristia e não conspurcar o verdadeiro sentido dela- participar numa Eucaristia com espírito de protesto é o mesmo que fizeram os judeus junto à Cruz de Cristo quando o injuriavam. Deus não castiga, porque é misericordioso, mas avisa, envia sinais para que nos convertamos, oxalá os consigamos compreender... Deus tenha misericórdia de todos nós - http://observador.pt/especiais/a-revolta-de-um-coro-de-igreja-em-defesa-do-seu-maestro-gay/

    ResponderExcluir
  7. os nossos vizinhos espanhóis também procuram respostas a muitas perguntas, enviaram me isto, surpreendente ?!

    http://puntocritico.com/2017/10/19/el-cartel-del-fuego-por-daniel-toledo/

    ResponderExcluir