segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Nascimento e infância de um combativo místico

Casa natal do Pe Reus SJ 09 em Pottenstein.
Casa natal do Pe Reus SJ em Pottenstein.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








Continuação do post anterior: O Pe. Reus e a revolução religiosa crepitando no Brasil



João Batista Reus nasceu na pequena cidade de Pottenstein, no reino de Bavária, Alemanha, na região denominada “Suíça de Francônia” na diocese dos bispos de Bamberg.

A casa onde viu a luz na rua principal (Hauptstraße nº 3) exibe uma placa: “Nesta casa nasceu o Padre João Batista Reus, SJ., em 10 de julho de 1868”.

O Pe. Reus nos fornece uma vívida descrição de uma região próxima da República Checa, onde sua aldeia muito católica fazia fronteira com aldeias protestantes.

Santa Isabel da Áustria morou transitoriamente na cidadinha desde 1228 a 1229, e muitos prédios e a praça principal ostentam com orgulho o nome da santa.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

O Pe. Reus e a revolução religiosa crepitando no Brasil

O Pe. Reus, jovem sacerdote
O Pe. Reus, jovem sacerdote
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Continuação do post anterior: Pe. Reus: um santo para curar a crise litúrgica católica



Já nos anos ’30 o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira via entrar nos ambientes católicos brasileiros um movimento revolucionário vindo da Europa que se desenvolvia também na liturgia.

Segundo esse a ordem hierárquica da Igreja ia ser superada pela vivência de um conceito igualitário, comunitário, como depois foi encarnado pelas subversivas e hoje quase extintas CEBs, e recuperado no conceito de “sinodalização”.

Tratava-se da penetração dos erros democráticos igualitários que infestavam as sociedades e os novos governos derivados da anticristã Revolução Francesa.

O santo Papa Pio X havia fulminado esses erros condenando o movimento francês Le Sillon que os tinha adotado se dizendo permanecer católico.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Pe. Reus: um santo para curar a crise litúrgica católica

Padre João Batista Reus SJ (1868-1947)
Padre João Batista Reus SJ (1868-1947)
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Envolto em fama de santidade faleceu em São Leopoldo, RS, no dia 21 de julho de 1947 o Padre João Batista Reus SJ, nascido em Pottenstein, Baviera, em 10 de julho de 1868.

Fazendo parte de uma missão de padres jesuítas, ele desembarcou no dia 15 de setembro de 1900 no porto de Rio Grande, Rio Grande do Sul. E desempenhou sua missão apostólica no Brasil até sua morte no mesmo estado.

Ele fez a viagem desde a Alemanha no vapor “Rosário”, em cujo nome viu um sinal da benção de Nossa Senhora, da qual era escravo de amor segundo a fórmula de São Luis Maria Grignon de Monfort, e uma confirmação da Mediação Universal de Maria.

Durante um breve período foi pároco na própria Rio Grande, sobre o qual teremos ocasião de escrever, onde desenvolveu um apostolado sobrenatural admirável e enfrentou valentemente a feroz oposição dos inimigos da Igreja Católica, protestantes, maçons, socialistas, etc.

Mas, no ardor da polêmica, foi transferido por seus superiores ao Colégio de Cristo Rei, em São Leopoldo, onde até o fim da vida foi professor de teologia e notadamente de Liturgia, entre outras atividades religiosas que lhe consumiram o dia todo até sua morte.

Hoje em dia seu túmulo é objeto de extraordinária visitação e romarias de fiéis que lhe atribuem inúmeros e incessantes milagres e graças concedidas.