segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Os apóstolos dos últimos tempos
e a vitória sobre os males de hoje
anunciada em La Salette



continuação do post anterior: Chegou a hora de aparecerem os Apóstolos dos Últimos Tempos? – La Salette e São Luis Maria Grignion de Montfort

O mistério dos Apóstolos dos Últimos Tempos parece conter a solução dos problemas que afogam o mundo. Não é um mistério ruim, mas bom, pois vem carregado de promessas de salvação e consolação.

São Luis Maria Grignion de Montfort antevia profeticamente que esses novos apóstolos seriam o instrumento por excelência de Nossa Senhora para tirar a humanidade da entalada de confusão e pecado em que vai se enroscando cada vez mais.

Por isso, tais apóstolos terão como sinal uma ardente e inigualada devoção à Mãe de Deus, de Quem serão perfeitos escravos de amor.

Por isso o grande santo fala especialmente deles em seu Tratado quando fala de: “A devoção à Santíssima Virgem será especialmente necessária nesses últimos tempos” e do “Papel especial de Maria nos últimos tempos”.

A devoção à Santíssima Virgem será especialmente necessária nesses últimos tempos

“54. Deus não pôs somente inimizade, mas inimizades, e não somente entre Maria e o demônio, mas também entre a posteridade da Santíssima Virgem e a posteridade do demônio.

“Quer dizer, Deus estabeleceu inimizades, antipatias e ódios secretos entre os verdadeiros filhos e servos da Santíssima Virgem e os filhos e escravos do demônio.

“Não há entre eles a menor sombra de amor, nem correspondência íntima existe entre uns e outros.


“Os filhos de Belial, os escravos de Satã, os amigos do mundo (pois é a mesma coisa) sempre perseguiram até hoje e perseguirão no futuro aqueles que pertencem à Santíssima Virgem, como outrora Caim perseguiu seu irmão Abel, e Esaú, seu irmão Jacob, figurando os réprobos e os predestinados.

“Mas a humilde Maria será sempre vitoriosa na luta contra esse orgulhoso, e tão grande será a vitória final que ela chegará ao ponto de esmagar-lhe a cabeça, sede de todo o orgulho.

“Ela descobrirá sempre sua malícia de serpente, desvendará suas tramas infernais, desfará seus conselhos diabólicos, e até ao fim dos tempos garantirá seus fiéis servidores contra as garras de tão cruel inimigo.

“Mas, o poder de Maria sobre todos os demônios há de patentear-se com mais intensidade, nos últimos tempos, quando Satanás começar a armar insídias ao seu calcanhar, isto é, aos seus humildes servos, aos seus pobres filhos, os quais ela suscitará para combater o príncipe das trevas.

“Eles serão pequenos e pobres aos olhos do mundo, e rebaixados diante de todos como o calcanhar em comparação com os outros membros do corpo.

A Imaculada Conceição de Nossa Senhora, convento das freiras dominicanas de Caleruega, Espanha
A Imaculada Conceição de Nossa Senhora,
convento das freiras dominicanas de Caleruega, Espanha
“Mas, em troca, eles serão ricos em graças de Deus, graças que Maria lhes distribuirá abundantemente.

“Serão grandes e notáveis em santidade diante de Deus, superiores a toda criatura, por seu zelo ativo, e tão fortemente amparados pelo poder divino, que, com a humildade de seu calcanhar e em união com Maria, esmagarão a cabeça do demônio e promoverão o triunfo de Jesus Cristo.

2. Os apóstolos dos últimos tempos

“55. Deus quer, finalmente, que sua Mãe Santíssima seja agora mais conhecida, mais amada, mais honrada, como jamais o foi.

“E isto acontecerá, sem dúvida, se os predestinados puserem em uso, com o auxílio do Espírito Santo, a prática interior e perfeita que lhes indico a seguir.

“E, se a observarem com fidelidade, verão, então, claramente, quanto lho permite a fé, esta bela estrela do mar, e chegarão a bom porto, tendo vencido as tempestades e os piratas.

“Conhecerão as grandezas desta soberana e se consagrarão inteiramente a seu serviço, como súditos e escravos de amor.

“Experimentarão suas doçuras e bondades maternais a amá-la-ão ternamente como seus filhos estremecidos.

“Conhecerão as misericórdias de que ela é cheia e a necessidade que têm de seu auxílio, e há de recorrer a ela em todas as circunstâncias como à sua querida advogada e medianeira junto de Jesus Cristo.

“Reconhecerão que ela é o meio mais seguro, fácil, mais rápido e mais perfeito de chegar a Jesus Cristo, e se lhe entregarão de corpo e alma, sem restrições, para assim também pertencerem a Jesus Cristo.

Nuvens trovejantes contra o pecado, o mundo, o demônio e seus asseclas

“56. Mas quem serão esses servidores, esses escravos e filhos de Maria?

“Serão ministros do Senhor ardendo em chamas abrasadoras, que lançarão por toda a parte o fogo do divino amor.

“Serão “sicut sagittae in manu potentis” (Sl 126, 4) – flechas agudas nas mãos de Maria todo-poderosa, pronta a traspassar seus inimigos.

São Luis Maria Grignion de Montfort
São Luis Maria Grignion de Montfort
“Serão filhos de Levi, bem purificados no fogo das grandes tribulações, e bem colados a Deus, que levarão o ouro do amor no coração, o incenso da oração no espírito, e a mirra da mortificação no corpo e que serão em toda parte para os pobres e os pequenos o bom odor de Jesus Cristo, e para os grandes, os ricos e os orgulhosos do mundo, um odor repugnante de morte.

“57. Serão nuvens trovejantes esvoaçando pelo ar ao menor sopro do Espírito Santo, que, sem apegar-se a coisa alguma nem admirar-se de nada, nem preocupar-se, derramarão a chuva da palavra de Deus e da vida eterna.

“Trovejarão contra o pecado, e lançarão brados contra o mundo, fustigarão o demônio e seus asseclas, e, para a vida ou para a morte, traspassarão lado a lado, com a espada de dois gumes da palavra de Deus (Cf. Ef 6, 17), todos aqueles a quem forem enviados da parte do Altíssimo.

“58. Serão verdadeiros apóstolos dos últimos tempos, e o Senhor das virtudes lhes dará a palavra e a força para fazer maravilhas e alcançar vitórias gloriosas sobre seus inimigos; dormirão sem ouro nem prata, e, o que é melhor, sem preocupações no meio dos outros padres, eclesiásticos e clérigos, “inter medios cleros” (Sl 67, 14) e, no entanto, possuirão as asas prateadas da pomba, para voar, com a pura intenção da glória de Deus e da salvação das almas, aonde os chamar o Espírito Santo, deixando após si, nos lugares em que pregarem, o ouro da caridade que é o cumprimento da lei (Rom 13, 10).

“59. Sabemos, enfim, que serão verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, andando nas pegadas da pobreza e humildade, do desprezo do mundo e caridade, ensinado o caminho estreito de Deus na pura verdade, conforme o santo Evangelho, e não pelas máximas do mundo, sem se preocupar nem fazer acepção de pessoa alguma, sem poupar, escutar ou temer nenhum mortal, por poderoso que seja.


“Terão na boca a espada de dois gumes da palavra de Deus; em seu ombros ostentarão o estandarte ensanguentado da cruz, na direita, o crucifixo, na esquerda o rosário, no coração os nomes sagrados de Jesus e de Maria, e, em toda a sua conduta, a modéstia e a mortificação de Jesus Cristo.

“Eis os grandes homens que hão de vir, suscitados por Maria, em obediência às ordens do Altíssimo, para que o seu império se estenda sobre o império dos ímpios, dos idólatras e dos maometanos.

“Quando e como acontecerá?...

“Só Deus o sabe!...

“Quanto a nós, cumpre calar-nos, orar, suspirar e esperar: Exspectans exspectavi (Sl 39, 2)”.

(Fonte: São Luís Maria Grignion de Montfort, “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, 19ª edição – Editora Vozes – Petrópolis, 1992, capítulo I, artigo 2).

4 comentários:

  1. AGRADEÇO IMENSAMENTE OS E-MAILS MISSIONÁRIOS DE MARIA. DESEJO UM SANTO NATAL E QUE 1015 SEJA DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS.
    SINTO NO CORAÇÃO ALGO NO AR MUITO FORTE SOBRE OS APÓSTOLOS DE MARIA QUE VIRIAM NOS FINAIS DOS TEMPOS. DIA 08 PP FOI MINHA CONSAGRAÇÃO A N.SENHORA PELOS MÉTODOS DE S. LUIS MARIA G.DE MONFORT, SINTO-ME APÓSTOLA DO CORAÇÃO DE MARIA, REZO O ROSARIO DIARIAMENTE. GOSTEI MUITO DO LIVRO CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA DO BISPO DOM ANTONIO MARIA SIQUEIRA. ACONSELHO-O A TER PARA MEDITAÇÃO.
    OBRIGADA POR TUDO.
    ABRAÇOS E QUE DEUS O ABENÇOE POR MEIO DE MARIA.

    ResponderExcluir
  2. José Juarez Batista Leite12 de dezembro de 2014 23:36

    Hoje a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora de Guadalupe,Padroeira da América Latina.Quero aproveitar esta data tão significativa para tecer alguns comentários, sumamente importantes, a respeito da Santíssima e Imaculada Virgem Maria.Nossa Senhora não é somente o melhor meio para se chegar a Jesus Cristo,Ela é o Único e Exclusivo meio,condição,caminho,estrada e ponte para se chegar plenamente a Jesus Cristo,Nosso Senhor.As palavras que Jesus diz de si em relação ao Pai valem perfeitamente de Nossa Senhora em relação a Ele,ou seja,ninguém vai ao Pai senão por Ele também podem ser expressas ninguém vai a Ele senão pela Santíssima Virgem Maria.Deus escolheu Maria para trazer Jesus até nós e pelo mesmo motivo A escolheu para nos levar até Jesus.A eleição da Santíssima Virgem para Mãe do Filho de Deus não foi uma escolha entre outras possíveis,mas uma obra de predestinação absolutamente consumada que não caberia uma segunda opção.Jesus para se encarnar teria que ser através de uma Mulher e esta Mulher não poderia ser outra a não ser a Santíssima Virgem Maria.A vocação de Nossa Senhora para Mãe de Deus é absolutamente singular e especial,de maneira que outra mulher não poderia jamais ser escolhida por Deus para ser a Mãe de Seu Filho, porque assim foi determinado no desígnio de Sua Vontade Soberana.Se essa consciência for aprofundada não só do ponto de vista intelectual,mas também espiritual,emocional e afetivo alcançaremos a pureza da Fé e perceberemos que a santidade é algo para todos aqueles e aquelas que se lançam e se jogam despreocupada e confiantemente nos Braços da Santíssima e Imaculada Virgem Maria.Nossa Senhora de Guadalupe,Rogai por nós!

    ResponderExcluir
  3. José Juarez Batista Leite18 de dezembro de 2014 00:32

    Onde fica,então, a mediação dos santos e santas, e dos anjos em relação a Jesus,já que Nossa Senhora é o Único e Exclusivo Meio para se chegar a Cristo?Entenda-se: A mediação dos santos e santas,e anjos para Jesus se faz sempre através da Santíssima Virgem,ou seja,tudo que é dirigido a Jesus tem que ser através de Nossa Senhora,e tudo que vem de Jesus para nós também tem que ser através da Imaculada Conceição.Os santos, as santas e os anjos exercem a nosso favor um serviço espiritual de mediação de forma indireta e mediada pela Santíssima Virgem Maria. Enquanto que a Mãe de Deus e nossa nos liga a Jesus de maneira direta e imediata.Todavia, nem sempre o nosso estado e condição espiritual nos permite aproximarmo-nos diretamente de Nossa Senhora,a Toda Pura e de Perfeição Indizível, e aí cabe perfeitamente a intercessão dos santos e santas e dos anjos do Senhor a nosso favor para obtermos as graças e bênçãos que precisamos,de maneira que o auxílio dos santos e santas,e dos anjos nos é sempre necessário,até para podermos exercitar a humildade e a simplicidade,virtudes que nos elevam com segurança.Sejamos,então,inteiramente de Nossa Senhora para sermos inteira e verdadeiramente de Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Esse post é interessante e nos convida a sermos um verdadeiro discípulo missionário de Jesus Cristo. Peçamos a Ele que nos ajude.

    ResponderExcluir