segunda-feira, 17 de novembro de 2014

La Salette e Padre Pio:
lamentações e advertências do Céu para o mau clero

“Sim, os sacerdotes atraem a vingança e a vingança paira sobre suas cabeças.
Ai dos sacerdotes e das pessoas consagradas a Deus,
que pela sua infidelidade e má vida crucificam de novo meu Filho!”
Luis Dufaur


O Segredo de La Salette – hoje inteiramente tornado público – contém advertências para o clero relaxado no cumprimento de seus deveres.

Naquele remoto ano de 1846, falando do clero de má conduta da época e dos tempos vindouros, Nossa Senhora não poupou expressões severas.

Mas nem por isso suas palavras foram menos verdadeiras. Não poderia, aliás, ser de outro modo, uma vez que provindas da Mãe de Deus:

“Os sacerdotes, ministros de meu Filho, pela sua má vida, sua irreverência e impiedade na celebração dos santos mistérios, pelo amor do dinheiro, das honrarias e dos prazeres, tornaram-se cloacas de impureza.

“Sim, os sacerdotes atraem a vingança e a vingança paira sobre suas cabeças. Ai dos sacerdotes e das pessoas consagradas a Deus, que pela sua infidelidade e má vida crucificam de novo meu Filho!

“Os pecados das pessoas consagradas a Deus bradam ao Céu e clamam por vingança. E eis que a vingança está às suas portas, pois não se encontra mais uma pessoa a implorar misericórdia e perdão para o povo. Não há mais almas generosas, não há mais ninguém digno de oferecer a Vítima imaculada ao [Padre] Eterno em favor do mundo”.



“Deus vai golpear de modo inaudito. Ai dos habitantes da Terra. Deus vai esgotar sua cólera, e ninguém poderá fugir de tantos males acumulados.

“Os chefes, os condutores do povo de Deus negligenciaram a oração e a penitência. E o demônio obscureceu suas inteligências.

“Transformaram-se nessas estrelas errantes, que o velho diabo arrastará com sua cauda para fazê-las perecer”. Cfr. Texto completo do Segredo

“Pela sua má vida, irreverência e impiedade tornaram-se cloacas de impureza”

Altos eclesiásticos liberais franceses chegaram a tentar extorquir do Papa Pio IX uma proibição do Segredo, por causa de suas severas expressões de denúncia.

Mas tanto aquele bem-aventurado Papa quanto os seus sucessores recusaram os insistentes pedidos eclesiásticos de interdição do Segredo.

No século XX, a perda dos originais do Segredo nos arquivos do Vaticano deu azo a uma proibição do mesmo, longamente desejada.

Essa proibição vigoraria até se encontrar os originais que permitissem certificar a expressão mais polêmica relativa aos sacerdotes que “pela sua má vida, sua irreverência e impiedade na celebração dos santos mistérios, pelo amor do dinheiro, das honrarias e dos prazeres, tornaram-se cloacas de impureza”.

Em outubro de 1999, a providencial descoberta dos originais permitiu elucidar inteiramente o caso.

As expressões questionadas estavam bem claras nos registros autênticos, não havendo razão para não atribuí-las a Nossa Senhora. Elas são historicamente verídicas.

A força da figura “cloacas de impureza” pode ter impressionado muitos espíritos no século XIX.

Porém, não tendo prestado ouvidos às prementes advertências de Nossa Senhora, chegou-se no século XXI à dolorosa realidade presente.

Inclusive algum respeitado jornalista e filósofo católico poderia ter publicado matéria com o título “Cloacas de impureza”, em alusão à apologia dos maus costumes, das más doutrinas e das más orientações pastorais assumidas por muitos altos dignitários eclesiásticos durante o Sínodo Extraordinário sobre a Família, realizado no Vaticano em outubro de 2014.

Entretanto, o caso de La Salette não é o único em que o Céu manifesta censuras análogas em relação aos clérigos prevaricadores.

Pe. Pio: Jesus lhe aparece “todo maltratado e desfigurado pelos maus sacerdotes

Padre Pio de Pietrelcina, o santo capuchino
Padre Pio de Pietrelcina, o santo capuchino
Entre outros exemplos dignos da maior atenção e respeito, figura a carta que em 7 de abril de 1913 o santo Pe. Pio de Pietrelcina endereçou a seu diretor espiritual, o padre capuchinho Agostino da San Marco in Lamis (1880-1963).

Nela, o Pe. Pio descreve com as seguintes palavras uma aparição de Nosso Senhor Jesus Cristo padecendo dores de agonia provocadas pela conduta dos sacerdotes indignos:

“Na sexta-feira de manhã eu me encontrava ainda na cama, quando Jesus me apareceu. Estava todo maltratado e desfigurado.

“Ele me mostrou uma grande multidão de sacerdotes regulares e seculares, entre os quais diversos dignitários eclesiásticos; destes, alguns estavam celebrando, outros se paramentando, e outros se despojavam das vestes sagradas.

“A visão de Jesus angustiado causava-me muita pena, por isso quis Lhe perguntar por que sofria tanto. Não obtive nenhuma resposta.

“Contudo, seu olhar se dirigiu para aqueles sacerdotes; mas pouco depois, quase horrorizado e como se estivesse cansado de fitar, retirou o olhar e, quando o voltou para mim, observei com grande horror duas lágrimas que Lhe sulcavam o rosto.

“Distanciou-se daquela turba de sacerdotes com uma grande expressão de desgosto na face, gritando: ‘Açougueiros!’

“E voltando-se para mim, disse: ‘Meu filho, não acredites que minha agonia foi de três horas, não; Eu estarei, por causa das almas mais beneficiadas, em agonia até o fim do mundo. Durante o tempo da minha agonia, meu filho, não se deve dormir.

“‘Minha alma vai em busca de alguma gota de compaixão humana, mas infelizmente me deixam sozinho sob o peso da indiferença. A ingratidão e o sono de meus ministros tornam minha agonia mais pesada.

Nosso Padre Jesus Nazareno do Amor, Cádiz, Espanha
Nosso Padre Jesus Nazareno do Amor, Cádiz, Espanha
“Oh, como correspondem mal ao meu amor! O que mais me aflige é que à indiferença essas pessoas juntam o desprezo, a incredulidade.

“‘Quantas vezes Eu estive para fulminá-los, se não tivesse sido contido pelos anjos e pelas almas enamoradas de Mim...

“Escreve ao teu confessor e narra-lhe o que viste e ouviste de Mim esta manhã. Diz-lhe que mostre a tua carta ao Provincial ...’.

“Jesus ainda continuou, mas o que Ele disse não posso jamais revelar a criatura alguma neste mundo.

“Essa aparição me causou uma tal dor no corpo, mas ainda mais na alma, que durante todo o dia fiquei prostrado e julguei que fosse morrer, se o dulcíssimo Jesus já não me tivesse revelado... [Nota do editor: “as reticencias são do Pe. Pio. Não é possível saber qual foi o objeto desta revelação”.]

“Jesus infelizmente tem razão para lamentar de nossa ingratidão! Quantos desgraçados de nossos irmãos correspondem ao amor de Jesus lançando-se de braços abertos na seita infame da maçonaria!

“Rezemos por eles, a fim de que o Senhor ilumine suas mentes e toque seus corações. (...)

“A guerra dos cosacci* vai se intensificando cada vez mais, mas não tenha medo, com a ajuda de Deus”.

(Fonte: Padre Pio da Pietrelcina, Epistolario I, por Melchiorre da Pobladura e Alessandro da Ripabottoni, San Giovanni Rotondo 2004, pp. 350 e ss., carta no. 123).

Diversidade de trato do mundo e do demônio: aplausos para os maus sacerdotes, perseguição para os bons como o Pe. Pio

* A expressão cosaccio (plural cosacci, derivado de coisa) é uma das diversas formas depreciativas com as quais o Padre Pio se referia ao diabo.

“Passei pessimamente a noite anterior, [pois] aquele cosaccio que me mandou ao leito por volta das dez, até as cinco da manhã não fez outra coisa senão socar-me continuamente.

“Pôs-me diante da mente muitas sugestões diabólicas, pensamentos de desespero, de desconfiança em relação a Deus; mas viva Jesus, porque eu me defendi repetindo a Jesus: vulnera tua, merita mea (tuas chagas são meus méritos).

“Acreditava mesmo que aquela fosse a última noite de minha existência; ou até que, embora não morresse, perderia o juízo. Mas bendito seja Jesus, porque nada disso se verificou.

O Padre Pio escrevendo
O Padre Pio escrevendo
“Por volta das cinco da manhã, quanto o cosaccio foi embora, um frio tomou conta de todo meu corpo de maneira a fazer-me tremer da cabeça aos pés, como um bambu exposto a um vento impetuosíssimo. Durou um par de horas. Perdi sangue pela boca.” (Carta ao Pe. Agostino de 28-6-1912; op. cit., página 292.)


“Recentemente, quando recebi vossa carta, antes de abri-la esses cosacci me disseram para rasgá-la ou jogá-la ao fogo [...].

“Respondi-lhes que nada conseguiria mudar meu propósito. Jogaram-se encima de mim como muitos tigres famintos, amaldiçoando-me e ameaçando-me que me fariam pagar.

“Meu pai, eles mantiveram a palavra! Desde aquele dia me golpearam todos os dias. Mas não me espanto” (Carta ao Pe. Agostino de 1-2-1913; op. cit., página 334.)


“Satanás com suas artes malignas não se cansa de fazer-me guerra e de assaltar a pequena fortaleza, assediando-a por toda parte.

“Em suma, Satanás é para mim um poderoso inimigo resolvido a conquistar a praça, que não se satisfaz com assaltá-la por um muro ou por um bastião, mas que a ataca por todas as partes que a circundam, por toda parte tenta tomá-la, por toda parte provoca uma tormenta.

“Meu pai, as artes malignas de Satanás me metem medo; mas só de Deus, por meio de Jesus Cristo, espero a graça de obter sempre a vitória e jamais a derrota.” (Carta ao Padre Provincial Benedetto da San Marco in Lamis (1872-1942), de 4-8-1917; op. cit., página 924.)



Hoje o mundo cobre os maus eclesiásticos com elogios insinceros e enganosos, com aplausos e bajulações onde o demônio não está ausente. Esses clérigos desviados sentem na consciência que a expressão “cloacas de impureza” se lhes aplica.

Por outro lado, os bons sacerdotes recebem do mundo e dos espíritos infernais um tratamento comparável ao que padeceu o Padre Pio.

Mas Nossa Senhora de La Salette prometeu seu triunfo, para prêmio dos sacerdotes e dos fiéis que levassem a sério os seus apelos.

16 comentários:

  1. Acredito que essa decadência pavorosa do clero forçará num futuro à médio prazo mudanças radicais no processo de formação sacerdotal.
    O Papa Francisco, por exemplo, tem dado muitos sinais nesse sentido, ao criticar o careirismo eclesiástico e o espírito mundano entre clero, além de muitas outras coisas.
    Uma aparição de Nossa Senhora, ainda pouco conhecida dos brasileiros, tocou nessa questão. Refiro-me a aparição de Nossa Senhora de Todos os Povos na Holanda. Em inglês, é possível encontrar muita coisa sobre essa aparição de Nossa Senhora. Ver Our Lady of All Nations.

    Alex

    ResponderExcluir
  2. Fiz uma tradução da mensagem da aparição que mencionei acima.

    Mensagem de Nossa Senhora de Todos os Povos – 29 de Agosto de 1945

    A formação dos sacerdotes – Neste momento vejo fileiras de jovens sacerdotes passando (adiante). A Senhora (me) diz: “Muito, entretanto, tem de ser mudado na Igreja. A formação dos sacerdotes terá de ser mudada: uma formação mais moderna, adequada aos tempos, mas boa, de bom espírito.” A Senhora (me) diz isto com ênfase. De repente vejo uma pomba voando ao redor de minha mão. Ela (a pomba) está sendo segurada, contudo voa continuamente ao redor. A pomba está enviando raios. A Senhora, então, aponta para o Papa e diz: “Liberalidade tem de vir, mais social. Vários movimentos estão tendendo ao socialismo, o qual é bom, mas deve ser realizado sob a guia da Igreja.” A Senhora agora parece muito abatida e diz: “Muito tem de ser mudado na formação (dos sacerdotes).” Vejo grandes contra-correntes na Igreja. Então subitamente a Senhora desaparece.

    Fonte: 4th MESSAGE - August 29, 1945, em http://www.de-vrouwe.info/en/messages

    P.S.:

    Os parêntesis foram acrescentados por mim.

    Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex essa mensagem não parece correta ou a tradução está equivocada. Tem aprovação da igreja local? (Na Holanda) ou de Roma?

      Excluir
    2. Salve Maria! Até onde sei, essa aparição foi aprovada pelo clero local. Quanto a Roma, não tenho conhecimento se se pronunciou.

      Em referência a mensagem, esta consiste em uma descrição que a vidente faz da visão que ela recebe. Como os tempos verbais em inglês não tem o mesmo uso que no português, acaba soando meio estranho o que ela diz, mas não diz nada de errada; pelo menos, não consegui ver nada de errado ou herético. Deve se levar em conta que as visões tem uma forma de linguagem própria. Abaixo o original, caso queira conferir.

      The formation of priests

      Now I see lines of young priests passing by. The Lady says,
      “A lot, however, has to be changed in the Church. The formation of priests will have to be changed: a more modern formation, suited to the times, yet good, in the good spirit.”
      The Lady says the latter with emphasis.
      I suddenly see a dove flying around my hand. It is being held, yet it is flying around continuously. The dove is sending forth new rays.
      The Lady then points to the Pope, and says,
      “Breadth has to come, more social. Various movements are tending towards socialism, which is good, but it can be done under the guidance of the Church.”
      The Lady now looks very dejected and says,
      “Very much has to be changed in the formation.”
      I see great counter-currents, much opposition to this in the Church.
      And then all of a sudden the Lady is gone.

      http://www.de-vrouwe.info/en/messages

      Alex

      Excluir
  3. Se formos olhar atentamente as notícias sobre a Igreja no mundo de hoje, veremos que Deus já começou a castigar o mau clero através do braço secular, mesmo sendo esse muitas vezes laicista ou até mesmo hostil à Igreja, mas isso não importa, pois Deus pode se servir de qualquer instrumento para exercer sua justiça!

    Gostaria de dar alguns exemplos disso através de notícias publicadas na internet.

    Espanha: quatro detenções sob suspeita de abuso de menores na arquidiocese de Granada
    http://youtu.be/bK98dvGXyG8

    Padres do Fim dos Tempos: Vídeo mostra menores na casa de padre durante churrasco com bebidas alcoólicas
    http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/17127/Padres-do-Fim-dos-Tempos-Video-mostra-menores-na-casa-de-padre-durante-churrasco-com-bebidas-alcoolicas

    Acredito que essa intervenção do braço secular contra o mau clero é apenas um dos instrumentos da purificação do clero atual. Certamente muito a que fazer. Outro instrumento dessa purificação provavelmente será uma mudança radical na formação sacerdotal. Como será essa nova formação, não sei, mas acredito que a mensagem de Nossa Senhora dá algumas pistas. Talvez seja uma formação que mais aberta, não no sentido de uma formação liberal ou modernista, mas no sentido de uma formação que evite situações de corrupção moral, de abuso, uma formação que evite ou dificulte comportamentos doentios. Talvez os futuros sacerdotes voltarão a ser escolhidos nas comunidades eclesiais, entre católicos praticantes de sua fé, e não mais através de um processo de formação dentro de seminários. São conjecturas ou suposições que faço, mas gostaria de saber o que os demais irmãos em Cristo acham dessas conjecturas.

    Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente, no futuro, os candidatos ao sacerdócio serão escolhidos dentro de suas respectivas comunidades.

      “Da crise atual, uma Igreja emergirá amanhã que terá perdido muito. Será uma Igreja pequena e terá de começar do início. Já não será capaz de encher muitos edifícios construídos nos seus tempos áureos. Ao contrário do que aconteceu até hoje, ela apresentar-se-á muito mais como uma comunidade de voluntários. Como pequena comunidade, ela exigirá muito mais a iniciativa de cada um dos seus membros e certamente reconhecerá novas formas de ministério e criará cristãos com uma formação sólida que serão chamados à presidência da comunidade. O normal cuidado das almas estará a cargo de pequenas comunidades em grupos sociais com alguma afinidade. Isto será atingido com esforço e exigirá muito empenho. Tornará a Igreja pobre e numa Igreja dos pobres e humildes. Tudo isto exigirá tempo. Será um processo lento e doloroso.” (Cardeal Ratzinger)
      Fonte: http://fratresinunum.com/2015/06/03/a-igreja-em-saida-da-arquidiocese-de-natal/#comment-107932

      Isso faz pensar também no documento da CNBB, Paróquias - Comunidades de Comunidades.

      Excluir
    2. Salve Maria Alex,

      Esta visão é completamente herética frajuta e inventada. Se você não viu heresia ou erro ou é por sua simplicidade ou por sua má vontade.

      Primeira heresia é quando o inventor da aparição fala que a liberalidade tem que vir. Esta palavra está totalmente ligada ao liberalismo que é uma heresia condenada várias vezes pela igreja.

      Segunda quando diz que devem deixar os movimentos socialistas que são bons. O socialismo é uma heresia condenada também pela igreja.

      Outra é falar que a formação deve ser modernizada. Isso é a heresia do modernismo que afirma que a doutrina o homem etc deve se adaptar aos tempos condenada também.

      O texto é recheado e é tão frajuto que quem fez nem deve crer muito que as pessoas acreditam.

      Att
      Lucas

      Excluir
    3. Lucas, as palavras devem ser entendidas no seu contexto. Uma formação moderna não significa uma formação modernista. Mais liberalidade não significa libertinagem, mas uma formação menos fechada, mais aberta. Finalmente, o socialismo que é dito bom é o socialismo guiado pela Igreja; pode-se dizer que um socialismo guiado pela Igreja equivale à doutrina social da Igreja. Meu ponto de referência para essa aparição é o mariólogo americano, Dr. Miravalle, o qual é divulgado pelos Franciscanos da Imaculada. Para mim, o fato de esse mariólogo ser divulgado pelos Franciscanos da Imaculada mostra que há algo de confiável nessas aparições.
      Alex

      Excluir
    4. Ou melhor, liberalidade não é o mesmo que liberalismo. Liberalidade significa "disposição para dar, generosidade" (2ª acepção); "disposição de praticar o bem, sem esperar recompensa" (3ª acepção). E olhando a palavra na frase - “Liberalidade tem de vir, mais social." - vemos que liberalidade está ligado às questões sociais, logo o seu sentido não é de liberalismo, mas de um voltar-se para as questões sociais, através de um socialismo guiado pela Igreja, que é o mesmo que uma ação social da Igreja ditada pela doutrina social da Igreja. Ou seja, não há nada de herético. Tanto é que a aparição foi aprovado pelo bispo local.
      Alex

      Excluir
  4. José Osivan Barbosa de Lima28 de novembro de 2014 23:21

    Não há dúvida que a briga entre a força do mal e a força do bem. Entre Deus e o inimigo, é uma briga que vai durar para sempre. Por isso precisamos viver a palavra de Deus, precisamos obedecermos ao nosso Salvador, para que o reino de Deus se realize.

    ResponderExcluir
  5. Como eu mencionei as aparições de Nossa Senhora de Todos os Povos, gostaria de deixar um link para informações sobre a mesma em português: http://www.de-vrouwe.info/index_por.html

    Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparição falsa é herética não recomendada a ninguém.

      Afirma doutrinas condenadas pela igreja como liberalismo, socialismo e modernismo.

      Fiquem longe.

      Lucas

      Excluir
    2. Lucas, eu fiquei sabendo dessa aparição através de um mariólogo americano, Dr. Miravalle, que tem vários vídeos seus divulgados pelos Franciscanos da Imaculada. Para mim, o fato de ele ter vídeos divulgados pelos Franciscanos da Imaculada dá um respaldo muito grande. Além disso, o mesmo professor, sempre ressalta que essa aparição foi aprovada pelo bispo local. Veja o último vídeo dele:
      Mary and the World Economy - MNOW 7
      https://youtu.be/3pkMQblymsw
      Alex

      Excluir
  6. As aparições de Nossa Senhora de Todos os Povos explicadas pelo mariólogo americano Dr. Miravalle
    Lady of All Nations: Her Specific Prophesies - Dr. Miravall
    https://youtu.be/z8JPOvuODOg
    Também
    http://airmaria.com/2011/02/14/video-lady-of-all-nations-her-specific-prophesies-dr-miravalle-mcasts100/
    Alex

    ResponderExcluir
  7. Embora já tenha partilhado outros links de vídeos sobre a aparição de Nossa Senhora de Todos os Povos, gostaria de partilhar mais um que me pareceu mais didático. O vídeo é uma palestra, em inglês, sobre a aparição. O palestrante é um professor de mariologia, Dr. Miravalle, da Universidade de Steubenville, EUA.
    Explosive Prophecies - Degeneration Disaster & War!. Conference #138 Lady of All Nations
    https://youtu.be/wsRLOzWaFFs
    Alex

    ResponderExcluir
  8. Saiu uma notícia de que o Papa Francisco provavelmente fará uma reforma nos seminários.
    http://www.sensusfidei.com.br/2017/01/13/serao-em-breve-os-seminarios-o-objetivo-das-reformas-de-francisco/#.WHuyiX0XfsY

    Será que essa reforma seria a realização da profecia de Nossa Senhora de Todos Os Povos sobre a formação sacerdotal?

    Alex

    ResponderExcluir