quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Apóstolos dos Últimos Tempos, La Salette e
e o Tratado da Perfeita Devoção a Nossa Senhora,
de São Luis Maria Grignion de Montfort

O profeta Santo Elias, estátua no Monte Carmelo em Terra Santa.  Ele pelos seu zelo por Deus bem pode ser considerado um modelo  para os Apóstolos dos Últimos Tempos
O profeta Santo Elias, estátua no Monte Carmelo em Terra Santa.
Ele pelos seu zelo por Deus bem pode ser considerado um modelo
para os Apóstolos dos Últimos Tempos
Hoje a Igreja comemora do histórico dia de há 168 em que Nossa Senhora apareceu em La Salette. Ela fez nessa ocasião um apelo premente aos Apóstolos dos Últimos Tempos.

Até ditou a Mélanie a Regra que deveriam seguir esses Apóstolos dos Últimos Tempos.

Mas, quem são eles?, onde estão? quando vão se manifestar?

O que sabemos deles é por meio de intuições, inspirações e visões proféticas de diversos santos e doutores, entre os quais não podemos deixar de citar Santa Teresa de Jesus. Veja o que disse a grande santa carmelita sobre eles.

No contexto de La Salette, esses apóstolos, êmulos dos grandes e insuperáveis Apóstolos chamados por Nosso Senhor Jesus Cristo durante sua pregação, terão um papel fundamental na derrocada dos males que afligem a humanidade, a Cristandade e a Igreja.

Porém, ninguém falou sobre esses enviados futuros de Deus com tanta convicção, lógica e ardor quanto São Luís Maria Grignion de Montfort, o incansável pregador da Sagrada Escravidão de amor a Nossa Senhora.

Apóstolos dos Últimos Tempos e realização dos anúncios de Nossa Senhora em La Salette -- como também na rue du Bac e em Fátima -- parecem ser realidades intrinsecamente ligadas.


Porém, quando Nossa Senhora falou em La Salette pouco se sabia sobre o insigne Doutor Mariano francês. Naquela data se procuravam seus escritos para tocar adiante o processo de canonização que, como é bem sabido, chegou a bom termo.

Mesa sobre a qual, São Luis Grignon escreveu o Tratado, e facsímile  do livro em que anuncia esses Apóstolos dos Últimos Tempos
Mesa sobre a qual, São Luis Grignion escreveu o Tratado, e facsímile
do livro em que anuncia esses Apóstolos dos Últimos Tempos
São Luís Grignon de Montfort descreveu esses Apóstolos especialmente em seu Tratado da Verdadeira Devoção e na Oração Abrasada. Mas o Tratado estava desaparecido havia um século aproximadamente.

Ele foi localizado felizmente, e muito pouco tempo antes da aparição de La Salette.

Tudo aconteceu como previsto com especial cronograma pela Providência Divina. Nossa Senhora anuncia que vai suscitar esses Apóstolos e o livro do santo francês que os descreve sai à luz.

E eles serão o modelo perfeito de devoto de Nossa Senhora segundo o método pregado pelo grandíssimo devoto dEla São Luís Grignion de Montfort.

Expectans expectavi, exclama o santo aguardando a hora da manifestação histórica da vontade de Nossa Senhora com os Apóstolos dos Últimos Tempos.

São Luis Maria Griginon de Montfort
São Luis Maria Grignion de Montfort
Eis mais um aspecto da devoção a Nossa Senhora de La Salette a ser objeto de nossa reflexão em seu aniversário que comemoramos hoje. Uma intenção pela qual rezarmos e oferecermos sacrifícios na data.

O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem teve, portanto, uma história que o aproximou de La Salette.

O Tratado é a obra mestra de um dos maiores doutores marianos até nossos dias.

Ele coloca a escravidão de amor voluntária à Santíssima Virgem no cerne da verdadeira devoção a Nossa Senhora, e descreve os apóstolos dos últimos tempos como paradigmas dessa escravidão mariana.

São Luís Grignion o escreveu no início do século XVIII. Mas após sua morte em 1716 o manuscrito ficou esquecido e desapareceu.

O próprio santo previu que assim haveria de suceder. Esse desaparecimento durou mais de um século.

O manuscrito foi encontrado em 22 de abril de 1842, enquanto eram reunidas as peças para o processo de beatificação do santo.

Ele foi editado pela primeira vez em 1843, ou seja, poucos anos antes da aparição de La Salette.
 
A recuperação e publicação do Tratado convergiu providencialmente com a revelação de La Salette sobre os apóstolos dos últimos tempos. A mensagem de La Salette e o Tratado foram difundidos na mesma quadra histórica.


No tocante aos apóstolos dos últimos tempos, La Salette confirma o Tratado. E este fornece uma estrutura teológica, aprovada pela Igreja para a devoção mariana que melhor se coaduna com La Salette.

O Tratado é hoje uma obra consagrada, objeto de múltiplos elogios da Santa Sé. Os Papas colocaram uma imagem de São Luís Grignion de Montfort na nave central da Basílica de São Pedro em Roma.

Video: Uma visita a La Salette





3 comentários:

  1. Luís você sabe onde encontro mais informações sobre as revelaçãoes de La Salette?

    ResponderExcluir
  2. Prezada Sra. Heloisa Cruz

    Os livros mais atualizados e sérios após a re-publicação das revelações de La Salette são:

    1. A tese de doutorado do Pe. Michel Corteville. Ele está publicando essa tese em três volumes. Já sairam dois. Também eu aguardo o terceiro. Os dois primeiros foram impressos pela Editora Pierre Téqui de Paris, e estão à venda no seguinte endereço: http://www.librairietequi.com/Default.aspx?Contexte=View&Param=ViewKey:VueWebKey_Article_Popup%7CIDArticle:45095%7CTitrePage:La%20grande%20nouvelle%20des%20bergers%20de%20La%20Salette%20%28Tome%202%29.

    O título dos dois é "La grande nouvelle des bergers de La Salette", tomo I e II.
    2. Os padres Michel Corteville e René Laurentin, publicaram "Découverte du secret de la Salette" (editora Fayard, Paris, 2002) que é um resumo do anterior. Só foi editado em francês e está esgotado. Porém pode se encontrar em bom estado via Internet.
    3. Biografia de Melanie de Hyacinte Guilhot: La vraie Mélanie de la Salette http://www.decitre.fr/livres/La-vraie-Melanie-de-la-Salette.aspx/9782740311943
    4. Biografia de Maximin: "Maximin Giraud berger de La Salette" de Henri Dion. http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.laporterie.com%2Fp6262-maximin-giraud-berger-salette-par-henri-dion.htm&ei=VqZcTNeYDsyQuAfi-7W3Bw&usg=AFQjCNGvaZgaLK16V2KlChq4cWl7Jls8Ig&sig2=2mmwUs8yBlce4QT5RnzdAA

    Entre , os anteriores ao levantamento da proibição, mas publicados dentro dos limites da proibição, portanto com respeito à autoridade eclesiástica, destacam-se:

    1. "Documents pour servir à l'histoire réelle de La salette", editados por Nouvelles Éditions Latines, hoje muito difíceis de achar.
    2. A vida de Mélanie pelo Pe. Combe, também muito difícil de achar.
    3. Idem do Pe. Gouin.
    4. "La Salette" de Jean Stern em 3 volumes. Este é um livro muito crítico contra os videntes, mas fornece uma quantidade formidável de documentos de grande valor para a história da aparição e dos fatos posteriores. A venda no santuário de La Salette e na Internet
    5. A autobiografia de Mélanie em francês e em alemão, encontra-se na Internet (http://immaculata.ch/Verlag/melanie/melanie_1.htm), mas muito dificilmente à venda.
    Por certo, há mais livros e livrinhos sobre La Salette, mas os acima listados são os mais sérios e importantes.

    Atenciosamente, Luis

    ResponderExcluir
  3. Sobre a Regra, tem alguma publicação divulgada na internet?

    ResponderExcluir