segunda-feira, 21 de agosto de 2017

D. Gemma: o demônio entra nas almas e nas sociedades
pela porta do laicismo

Mons Andrea Gemma, bispo emérito de Isernia-Venafro
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Continuamos com a recensão do livro "Eu, bispo exorcista" de Mons. Andrea Gemma.

Como observamos no primeiro post, D. Andrea Gemma, hoje bispo emérito, escreveu o livro quando estava à testa da diocese de Isernia-Venafro, narrando suas experiêncas na prática do exorcismo.

Dom Andrea Gemma deixou a diocese a seu sucessor em 2007, quando atingiu o limite de idade fixado pelo Direito Canônico.

No livro, o bispo confirma a espantosa influência que tem no mundo moderno e no andamento da sociedade humana o príncipe das trevas e o poder vitorioso do exorcismo sobre ele.

Ele fornece uma atualizada confirmação de quanto o bem-aventurado Pe. Francisco Palau y Quer O.C.D. denunciou ao respeito.


A Igreja em crise não usa as suas armas

O bispo procurou inspiração nos textos do Vaticano II, e eis as suas conclusões:

“Ide e folheai todos os documentos do Concílio Vaticano II, [...]

“verificai se se fala, e quantas vezes, do demônio e das suas obras. Sabeis que naqueles dezesseis documentos, pensados e ponderados, não existe sequer a palavra inferno, nem a palavra ‘demônio’?

“Incrível, mas verdadeiro, basta ir verificar...” (p. 88).

Ele debruçou-se sobre os textos litúrgicos antigos e novos. E ficou estupefato:

“Sempre lamentei que na reforma da Missa se tenha tirado aquela oração a São Miguel [Exorcismo Breve], que Leão XIII, não sem inspiração do alto, quis que fosse recitada no fim de cada celebração.

“Muitas vezes o demônio, pela voz dos possessos, fez saber que gostou muitíssimo dessa abolição! [...]

“O que é que sugeriu e sugere evitar-se o mais possível, nos textos litúrgicos, a menção a Satanás, às suas nefastas intervenções, às consequências da sua ação destrutiva?

“Quem possa, que me responda. E com argumentos válidos, por favor. [...]

“Hoje a obra assassina do demônio é mais evidente do que nunca [...]. Então, não somente não era o caso de expurgar as fórmulas deprecatórias e imprecatórias, mas sim de multiplicá-las e reforçá-las.

“Porém, infelizmente não foi assim” (p. 27).

O ambiente laicizado hodierno: vitória do demônio

D. Andrea reparou que os históricos dos que padecem malefícios e o dos possessos eram muito parecidos.

É imensa, diz ele, a quantidade de ocasiões que o contexto atual oferece às serpentes infernais para se apossarem das suas vítimas.

“A maior vitória do diabo consiste em convencer os homens de que ele não existe”.

Esta verdade indiscutível levou o prelado à conclusão de que o ambiente moderno serve de luva ideal para as garras infernais.

Laicismo e materialismo abrem as portas da possessão
A todo momento, esse ambiente sugere que não há Deus nem demônio, nem Céu nem inferno. 

E os espíritos malignos atacam e invadem os corpos das suas vítimas de inúmeras formas.

Há cultos satânicos explícitos.

Mas também implícitos, como certas técnicas de meditação e algumas terapias alternativas, superstições, jogos, sites Internet ou modas tipo Nova Era ou músicas tipo rock and roll.

Como é que a humanidade gerou esse ambiente enganosamente neutro e materialista, porém tão útil para os espíritos das trevas?

A Revolução gera ambiente propício à ação diabólica

D. Andrea dá uma elucidativa explicação histórica. Ela se aproxima muito da denúncia do processo revolucionário que o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira formula na sua obra magistral Revolução e Contra-Revolução.

Não descartamos que o culto bispo italiano tenha tirado dela alguma inspiração:

“A laicização da nossa sociedade é o fruto de um longo e complexo processo que durou cerca de cinco séculos, e que se desenvolveu em três etapas fundamentais, três revoluções no campo cultural e social, mas com lances também cruentos, que levaram à gradual transformação do mundo antigo, tradicional, para dar na sociedade atual, pós-moderna e secularizada”.

D. Andrea descreve essas sucessivas revoluções: primeiro a revolução protestante, que causou um grande desgarramento da sociedade cristã medieval; segundo o Iluminismo e a Revolução Francesa; terceiro a Revolução comunista marxista.

Por fim, acrescenta, uma quarta etapa ou Revolução: a do movimento estudantil dos anos 60, que contestou a família, generalizou o uso da droga, propugnou a libertação dos vínculos morais, e sobretudo revoltou-se contra toda autoridade.

Esse processo gerou uma sociedade e uma cultura que tendencialmente seduzem os homens para a ideia de que Deus e a religião são coisas absurdas (pp. 113 ss).

Há os que se deixam levar por essa influência, ensina D. Andrea. Mas há também os que reagem de um modo exasperado e caem no exagero oposto: as novas e enganosas formas de religiosidade.

Todo esses são fáceis presas de Lúcifer.

Armas para derrotar os demônios

D. Andrea exorta os fiéis a recorrerem às armas que vencem o demônio: a Fé, os Livros Sagrados, o jejum, os sacramentos.

E, sobretudo, a oração por meio de Nossa Senhora, a “inimiga eterna de Satanás” (p. 16).

Dom Andrea no Vaticano
Entre as orações específicas, ele recomenda a renúncia formal a Satanás, como se faz na renovação das promessas do batismo, e o exorcismo breve:

“São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate; cobri-nos com vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos, e vós, Príncipe da Milícia Celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém” (p. 17).

E recomenda também não se deixar seduzir pelo ambiente revolucionário hodierno nem pelas falsas novidades nas formas de religiosidade — inclusive no âmbito católico —, que tanto e tão bem servem de ocasião para os malefícios e possessões por parte do pai da mentira.

Com essas cautelas e armas espirituais, o católico resistirá e sairá vitorioso, confiando sempre na promessa divina: “As portas do inferno não prevalecerão” (Mt 16,18).


Vídeo: Dom Andrea Gemma fala sobre o exorcismo (em italiano)
Bispo emérito da diocese de Isernia-Venafro, único bispo exorcista que fica na Itália. (Em italiano)




Nossa Senhora destrói o pacto assinado pelo monge Teófilo com o demônio




















22 comentários:

  1. Acho que sei o porquê de o livro de Dom Adrea Gemma não ter sido traduzido para o português: ele criticou o concílio Vaticano II. Sabemos que, na Igreja pós-conciliar, qualquer crítica ao super-concílio Vaticano II não é tolerada.

    ResponderExcluir
  2. Interessante essa questão de que o demônio e os outros espíritos malignos devem ser combatidos na sociedade, não apenas nos indivíduos. Com efeito, nós podemos ver que a sociedade e o mundo de hoje estão numa dinâmica que é claramente diabólica; as forças que movem as engrenagens das sociedades no mundo de hoje são claramente diabólicas e satânicas. Para se entender isso, basta ver que os princípios que regem o mundo de hoje são claramente anticristãos; esses princípios são assim, pois vão claramente contra os mandamentos de Deus e a lei natural criada por Deus. Nesse contexto, fica fácil de entender os apelos do bispo para que a Igreja use as suas armas, mormente as orações de exorcismo. Mas, no Brasil, pelo menos, a importância e a eficácia do exorcismo e das orações de exorcismo são desconhecidas pelos bispos e padre; sendo não muitas vezes visto como coisa de igrejas pentecostais. Para se averiguar isso basta ler o recente subsídio da CNBB sobre exorcismo que, ao invés de incentivar o exorcismo, coloca várias restrições ao mesmo, exigindo que o mesmo seja somente usado em último caso, depois de a pessoa passar por uma junta interdisciplinar. Isso no caso de um indivíduo, mas mostra bem a mentalidade cética e descrente desse documento. E, se formos passar essa necessidade de exorcismo sobre a sociedade como coletividade, as coisas ficam ainda piores, pois a mentalidade do clero brasileiro é moldada pelas teses marxistas, inclusive pela Teologia da Libertação, que vem a sociedade movida apenas por engrenagens econômicas e materiais, excluindo as causas sobrenaturais. E, aí fica a pergunta, a situação dos fieis brasileiros é de desesperar ou não???

    ResponderExcluir
  3. Ao meu ver esse bispo toca numa questão muito interessante, mas pouco conhecida e divulgada, que é o conceito de GUERRA ESPIRITUAL, o qual podemos fundamentar em Efésios 6,12: " Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, em português, não há nada sobre GUERRA ESPIRITUAL. Talvez o Pe. Duarte Sousa Lara tenha algum vídeo sobre o assunto; mas, de cabeça, não me lembro de nenhum vídeo em português sobre o assunto.

      Excluir
    2. Achei um vídeo do Pe. Duarte Sousa Lara sobre guerra espiritual, mas ele usa a expressão "combate espiritual", que podemos tomar como sinônimo.
      O combate espiritual 1 - Pe. Duarte Sousa Lara
      https://youtu.be/I5-mDyi-k6U
      No entanto, ele tem uma tendência a minimizar a eficácia do exorcismo e enfatizar as práticas ascéticas e a frequência nos sacramentos.

      Excluir
  4. Eu fico pensando aqui comigo: por que, no exterior, os bispos e padres não têm preconceito com exorcismo e orações de exorcismo (pelo menos não tão forte como no Brasil) e, no Brasil, há um antagonismo, uma oposição e até mesmo uma aversão tão grandes ao exorcismo, entenda-se ao ritual do exorcismo, e a outras orações de exorcismo (outras formas de exorcismo, como as orações de libertação)?!?! Será que isso se deve à infiltração de inimigos da Igreja nas fileiras do clero no Brasil?!?! Ademais, não é de hoje que a CNBB tem uma profunda aversão, ojeriza a exorcismo. Já no documento 53 sobre a RCC, a CNBB falava mal do assunto. Cito, à propósito, alguns números desse documento:
    "66. Poder do mal e exorcismo: Cristo venceu o demônio e todo o espírito do mal. Nem tudo se pode atribuir ao demônio, esquecendo-se o jogo das causas segundas e outros fatores psicológicos e até patológicos.
    67. Quanto ao "poder do mal", não se exagere a sua importância. E não se presuma ter o poder de "expulsar" demônios. O exorcismo só pode ser exercido de acordo com o que estabelece o Código de Direito Canônico (Cân. 1172). Por isso, seja afastada a prática, onde houver, do exorcismo exercido por conta própria.
    68. Procure-se, ainda, formar adequadamente as lideranças e os membros da RCC para superar uma preocupação exagerada com o demônio, que cria ou reforça uma mentalidade feitichista, infelizmente presente em muitos ambientes." (Cf. Documento 53 da CNBB sobre a RCC)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As citações dos números 66,67 e 68 do Documento 53 da CNBB sobre a RCC, é para mostrar como a CNBB usa argumentos baseados na psicologia moderna, no Código de Direito Canônico e em preconceitos para desestimular e restringir a prática do Exorcismo. E, com o seu recente subsídio sobre exorcismo, esse efeito de desestimulação e restrição ao exorcismo se torna ainda mais implacável, já que o referido subsídio aborda de maneira mais ampla e com mais argumentos preconceituosos e enviesados um tema tão sério.

      Excluir
  5. Em inglês, se encontra com facilidade vários vídeos de padres católicos e também de leigos sobre guerra espiritual (spiritual warfare). Esse é uma assunto interessante e atual que vale muito a pena se informar sobre. Se me permitem, vou passar alguns links sobre o assunto aqui. O primeiro é uma palestra de um exorcista americano, o Pe. Ripperger.
    Spiritual Warfare Pt. 1 - Exorcist Fr. Chad Ripperger
    https://youtu.be/AiYh96TrITE

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de partilhar mais um vídeo sobre guerra espiritual (spiritual warfare). É uma pregação de uma padre americano, Pe. Clemente Machado.
    Spiritual Warfare by Fr. Clement Machado
    https://youtu.be/7a5-5pZ0yRA

    ResponderExcluir
  7. A pregação/palestra do Pe. Clemente Machado é mais interessante do que a do Pe. Ripperger. Digo isso porque o Pe. Ripperger se detém mais em explicar a natureza dos fenômenos demoníacos. De qualquer forma, ambos os padres são muito cultos e inteligentes.

    ResponderExcluir
  8. Um comentário sobre o vídeo/entrevista com Dom Andrea Gemma.
    Excelente entrevista! Quem dera que todos os bispos tivessem o zelo que esse bispo demonstra ter pela salvação das pobres pessoas que caíram nas garras do demônio! Se pelo menos nomeassem exorcistas para as suas respectivas dioceses, já fariam uma grande coisa; mas até isso se negam a fazer (falo da maioria dos bispos, principalmente no Brasil; exceptuadas as raras exceções).
    Sobre a entrevista merece serem destacados os seguintes pontos:
    - o exemplo do bispo a ser seguido por outros bispos
    - o perigo do espiritismo e das outras práticas ocultistas (ocultismo), dos quais o bispo alerta aos fieis, com grave enfase, que fujam para bem longe.
    - o testemunho da mulher que ficou possessa depois que se envolveu com o espiritismo
    - o desserviço que os psiquiatras fazem à sociedade ao negarem a realidade das possessões demoníacas, taxando-as de medo infantil ou de outras expressões (o mesmo podemos falar dos psicólogos[as], exceptuadas as raras exceções)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, no Brasil, muitos padres e bispos são tão céticos/descrentes quanto os psiquiatras e psicólogos. Às vezes, certos psiquiatras e psicólogos tem mais fé do que muitos padres e bispos. Mas, na Itália, é outra realidade, não é mesmo? Na Itália, dizem, são mais de 300 exorcistas; enquanto no Brasil nem ao certo sabemos os números, que a bem da verdade são bem pífios!

      Excluir
    2. Eu estava vendo, no canal do Pe. Duarte Sousa Lara, um testemunho de uma mulher que foi libertada do demônio. Interessante que os sintomas que ela apresentava poderiam muito bem se passar por um transtorno psiquiátrico, mas na verdade o problema dela era espiritual, como foi comprovado pelos exorcismos. No entanto, acho injusto que o exorcista exija da pessoa demonizada ou possessa uma vida intensa de oração que é difícil até mesmo para pessoas sadias. Partilho o título e o link do vídeo.
      Testemunho da Sandra
      https://youtu.be/IVvZqeOzQnU

      Excluir
  9. Off-topic
    Próximo dia 30 de agosto, será a memória litúrgica do Bem-aventurado Padre Eustáquio van Lieshout, um místico dos nossos tempos, que viveu no Brasil. Uma graça rara que o Brasil recebeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o B. Pe. Eustáquio já publicamos:
      --
      -- Concordância de La Salette com a comunicação mística ao Beato Padre Eustáquio – 1 https://aparicaodelasalette.blogspot.com/2014/02/concordancia-de-la-salette-e.html
      e
      -- Concordância de La Salette com a comunicação mística ao Beato Padre Eustáquio – 2 https://aparicaodelasalette.blogspot.com/2014/03/concordancia-de-la-salette-com.html

      Excluir
    2. Obrigado pelos links!

      Excluir
    3. Corrigindo o primeiro link:
      -- Concordância de La Salette com a comunicação mística ao Beato Padre Eustáquio – 1
      https://aparicaodelasalette.blogspot.com.br/2014/02/concordancia-de-la-salette-e.html

      Excluir
    4. Mais uma vez obrigado! Interessante que o Beato Padre Eustáquio pregou muito contra o espiritismo à semelhança do bispo Dom Andrea Gemma. E, hoje 74 anos depois sua morte (1943), a situação do Brasil é muitíssimo pior do que na época do Padre Eustáquio, pois hoje em dia, além do espiritismo ainda existem os cultos da Nova Era e vários tipos de satanismo. E o clero do Brasil só preocupado com questões ideológicas de esquerda! Não é a toa que São João Eudeus dizia que os maus sacerdotes são o pior castigo que um povo pode receber de Deus. Mas que a ira de Deus possa ser abrandada e possamos experimentar a misericórdia de Deus!

      Excluir
  10. Veja que horror! Um exemplo de como o ocultismo está em um nível alarmante mundialmente falando.
    No Peru, autoridades de Lima intervém num centro esotérico. Entre crânios, espadas e velas, a presença de dois corações humanos dentro de geladeira
    http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/21454/No-Peru-autoridades-de-Lima-intervem-num-centro-esoterico-Entre-cranios-espadas-e-velas-a-presenca-de-dois-coracoes-humanos-dentro-de-geladeira

    ResponderExcluir
  11. Veja como está crescendo a audácia e a perversidade dos satanistas!!!
    Terços “satânicos” nas Filipinas? Advertência de exorcista causa polêmica
    http://www.acidigital.com/noticias/tercos-satanicos-nas-filipinas-advertencia-de-exorcista-causa-polemica-45465/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu uma entrevista com o Pe. Reginaldo Manzotti sobre exorcismo. Embora ele não seja um exorcista, ele falou coisas interessantes sobre o assunto.
      Gostaria de deixar o link da entrevista.
      Entrevista com Padre Reginaldo Manzotti | The Noite (30/10/17)
      https://youtu.be/BRZazBSf58A

      Excluir
  12. Gostaria de lembrar o Pe. Gabriele Amorth. Hoje, 16 de setembro, faz um ano de sua morte. Que possamos fazer uma oração especial neste dia por sua alma.

    ResponderExcluir