
Enquanto que as graças ligadas à aceitação da aparição de Nossa Senhora em La Salette operavam uma verdadeira regeneração moral, os inimigos de La Salette, católicos liberais e anticatólicos, ficavam cada vez mais incomodados.
De início, os jornais laicistas e anticlericais do tempo tentaram abafar o acontecimento. Mas, com tantas peregrinações e milagres, o silêncio ficou insustentável.
Em pouco tempo começaram a veicular versões deturpadas ou caricatas, e até virulentos ataques contra La Salette e contra a Igreja.
O “Patriote des Alpes” foi o primeiro jornal de Grenoble a dedicar algumas linhas ofensivas à aparição: “Estúpida invenção acolhida pela imbecilidade de alguns, explorada pelo charlatanismo descarado de outros”, escreveu com insolência.
Logo haveria de ser imitado por outros jornais de Paris e Lyon. Em geral essas mesmas publicações se recusavam a publicar retificações ou simples testemunhos da verdade dos fatos de La Salette enviados por leitores.
Faziam exceção os jornais católicos legitimistas, rotulados de ultramontanos ou contra-revolucionários. Estes eram numerosos, mas não tinham a imensa tiragem dos anti-clericais.
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Jornais desencadeiam estrondo publicitário contra La Salette
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nossa Senhora

Jesus disse que estaria conosco até os fins dos tempos. Que Deus tenha piedade dos responsáveis por estas publicações quando da abertura dos seus "Livros da Vida". Nossas orações para a conversão deles. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
ResponderExcluir